A presença do Espírito de Profecia e uma das duas características distintivas da igreja remanescente, segundo se acha predito no livro do Apocalipse. Desde o próprio início esse dom desempenhou num importante papel na vida dos adventistas do sétimo dia e no desenvolvimento da igreja. Por meio dele a igreja tem sido advertida, guiada, animada, bem como reprovada e corrigida.
À medida que, de tempos a tempos, os Testemunhos saiam do prelo, eram ansiosamente adquiridos, seu conteúdo estudado com oração, e atendidas suas instruções. Com o decorrer dos anos, alguns desses testemunhos foram também publicados para os crentes de outras línguas além do inglês. Devemos em grande parte a essas mensagens a fortaleza, unidade e elevadas normas atuais da igreja.
Agora, mediante esta edição mundial de Testemunhos Seletos, esses conselhos que têm exercido tão vasta influência são postos a disposição dos adventistas de todo o mundo. E, porém, unicamente por meio de uma seleção de escritos que os podemos publicar nesta forma condensada de fácil manuseio e ampla distribuição.
Estes três volumes apresentam uma bem ponderada e completa seleção de escritos, feita por comissões capazes, de obreiros experimentados sob a direção e com a colaboração dos Depositários do Patrimônio Literário de Ellen G. White, o instrumento por ela própria estabelecido para assumir a responsabilidade de continuar a publicação de seus escritos. Esses volumes constituem parte integrante da “Introductory Spirit of Prophecy Library” [Biblioteca Introdutória do Espírito de Profecia] — doze volumes do Espirito de Profecia destinados a publicação oportuna nas principais línguas do mundo.
Os nove volumes completos dos Testimonies for the Church compõem-se de uma série de escritos independentes entre si e cartas [6] sobre assuntos não correlacionados. A primeira coleção, em forma de brochura, foi publicada em 1855. Seguiram-se logo outros, chegando a haver trinta e sete fascículos e livros numerados consecutivamente, publicados durante um período de cinquenta e cinco anos. As mensagens eram de caráter tanto geral quanto específico, entremeadas de testemunhos pessoais, e tratam de problemas que outros poderiam enfrentar.
Escritos, como foram, durante longo lapso de tempo, a fim de ir ao encontro das correntes necessidades da igreja, havia naturalmente considerável repetição de assunto. Entretanto, muito desses conselhos aplicava-se especialmente a condições locais e por vezes isoladas, existentes ao tempo em que foram escritos. Essa repetição de conselhos, e mensagens de importância local, conquanto de grande valor, não seria de utilidade atual para a igreja fora da América do Norte. É, pois, praticável e aconselhável uma escolha de escritos de aplicação geral e universal, já que o objetivo e colocar os conselhos dos Testemunhos ao alcance da igreja em todo o mundo. Fazer uma seleção assim está em perfeita harmonia com um método esboçado pela própria Sra. White em 1864, ao reeditar os primeiros dez números dos Testemunhos. A fim de tornar isso evidente, citamos sua declaração introdutória, segundo foi publicada em 1864:
“Durante os últimos nove anos, de 1855 a 1864, escrevi dez fascículos, intitulados Testemunhos Para a Igreja, os quais foram publicados e postos em circulação entre os adventistas do sétimo dia. Havendo-se esgotado a primeira edição da maioria desses folhetos, e havendo crescente procura dos mesmos, foi decidido reedita-los, tais como aparecem nas páginas seguintes, omitindo assuntos locais e pessoais, e dando apenas as partes de prático e geral interesse e importância.” — Testimonies for the Church Numeros Um a Dez, segundo foram reeditados em Spiritual Gifts, vol. 4.
Se bem que posteriores edições em inglês contivessem a apresentação completa dos primitivos folhetos, esses princípios enunciados pela Sra. White serviram-nos de guia ao preparar esta edição mundial dos Testemunhos. [7]
Os Testemunhos Para a Igreja publicados em inglês, continham 4.737 páginas. Há 1.500 páginas de texto nestes três volumes de seleções, ou cerca de um terço do conteúdo dos nove volumes. Houve esforço para incluir todos os artigos aparecidos nos dois volumes básicos, de Testemunhos Seletos, publicados noutras línguas que não a inglesa — a edição de dois volumes de 650 páginas publicada na Europa Central e a edição de três volumes de 1.100 páginas publicadas em algumas das línguas latinas. Em alguns casos em que escritos similares nas seleções acima citadas dariam em resultariam uma duplicata ou aproximada repetição do assunto nesta série de três volumes ou nas series do “Introductory Spirit of Prophecy Library”, esses escritos foram omitidos.
Em regra geral, os escritos são usados na integra. Em alguns casos, porém, para ganhar espaço e assim abrir o caminho para uma ampla seleção da matéria, são omitidas algumas partes de escritos longos. Em todos os casos são indicadas no texto as omissões. Além dos escolhidos, foram tirados de outros capítulos alguns parágrafos destacados que apresentam pontos vitais da verdade. Nesses casos, e sempre claramente indicada a fonte original dos mesmos. Foram também incluídos alguns importantes artigos sobre a natureza de um testemunho, que tratam de assuntos vitais não apresentados nos Testemunhos, mas que aparecem em alguma parte nas edições em inglês dos livros de E. G. White não encontrados noutras línguas.
Os textos seguem em sua ordem cronológica, tal como aparecem na série completa de nove volumes, com exceção de alguns casos em que parece aconselhável novo arranjo a fim de abrir convenientemente os três volumes. Foram acrescentados subtítulos e, em alguns casos, parágrafos longos foram divididos. Adotaram-se maneiras modernas de pontuação e ortografia, mas não houve nenhum acréscimo nem mudança do texto. A data da primeira publicação, juntamente com a origem do escrito e seu título original, caso haja sido feita mudança no mesmo, são dados como notas marginais, em [8] cada caso.
Em alguns casos, bem poucos, as referências tornadas obscuras devido a haverem sido omitidos capítulos anteriores, são esclarecidas por notas explicativas. Observar-se-á que nos testemunhos pessoais, o nome das pessoas envolvidas não aparece, sendo usadas em vez dele as iniciais “A”, “B”, “C”, etc. Essa inicial empregada não tem nenhuma referência ao nome da pessoa a quem a mensagem foi dada.
Esses volumes em inglês não se destinam a substituir a serie completa de nove volumes de Testimonies for the Church. Esta edição será sempre grandemente procurada, como padrão que e. Os Testemunhos Seletos (Testimony Treasures no inglês), entretanto, hão de ampliar grandemente a disseminação de importantes conselhos dos Testemunhos, pondo-os ao alcance dos leitores nos Estados Unidos e no estrangeiro, em forma conveniente e menos dispendiosa.
Assim que esses volumes estiverem prontos noutras línguas, levarão as valiosas mensagens — testemunhos de advertência e animação—aos lares adventistas do sétimo dia atraves do mundo. A uniformidade do conteúdo destes Testemunhos Seletos, segundo vão ser publicados em todas as línguas, trará grandes vantagens para o povo de Deus, que tem um só interesse, objetivo, fe e esperança em todo o mundo. Que este conselho, vital para o bem-estar da igreja, seja eficaz no “aperfeiçoamento dos santos” e na “edificação do corpo de Cristo”, eis a fervorosa oração da Comissão da Associação Geral, dos editores e Depositários do Patrimônio Literário de Ellen G. White
Você pode ver todos os capítulos aqui
Recomendamos Lendo Ellen White: Como entender e aplicar seus escritos