Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Portanto, como pela ofensa de um único julgamento veio sobre todos homens à condenação; mesmo assim, pela justiça de um dom gratuito veio sobre todos os homens para justificação de vida.” Romanos 5:18.
Com os versículos 18 e 19, Paulo está pronto para concluir o argumento que ele começou em Romanos 5:12. A palavra “portanto” sinaliza que ele está prestes a aguçar o ponto do que aconteceu antes. Ele não tem a menor dúvida no versículo 18 de que, assim como a condenação veio sobre toda a humanidade por causa de Adão, a justificação chega a todos por meio de Cristo.
Mas o que ele quis dizer com a questão “todos os homens”? Não há a menor dúvida de que o julgamento da condenação recaiu sobre cada indivíduo porque todos pecaram. Esse tem sido o tema de Paulo desde Romanos 1:18, e ele o afirma explicitamente em Romanos 3:23.
Mas esse não é o único tema nos primeiros cinco capítulos de Romanos. Um segundo tema segue do fato de que todos pecaram (Rom. 3:23) e estão condenados. Imediatamente após em Romanos 3:24 e 25 e no capítulo 4 e além, o apóstolo começa a enfatizar a justificação pela fé como uma solução para a condenação e pecaminosidade universal. Paulo não poderia ser mais claro que aqueles que têm fé são justificados. Ele apresenta a fé como a condição de sua justificação. Sem ela, eles não são justificados, mas ainda permanecem sob condenação. Paulo não muda repentinamente esse modelo em Romanos 5:18. Embora Cristo tenha morrido para fornecer justificação para todas as pessoas, elas ainda precisam aceitá-la antes que seja deles.
Alguns não estão satisfeitos com essa explicação. Eles ressaltam que está escrito que “o dom gratuito veio sobre todos os homens para a justificação da vida”. Mas uma interpretação que implica que se Cristo justifica todas as pessoas não apenas remove o versículo 18 de seu contexto em Romanos 3 a 5, que apresenta a fé como o meio de Deus para justificar as pessoas, mas também tem que enfrentar o desafio da passagem paralela em 1 Coríntios 15:22.
Esse texto afirma, no contexto da ressurreição dos justos, que “assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (RSV). Assim, afirmar que o “todos” em Romanos 5:18 e 1 Coríntios 15:22, 23 significa que todos resultariam em um universalismo (todos serão salvos) que contradiz categoricamente a Bíblia, que nos diz que alguns colherão a destruição eterna.
Paulo não poderia ser mais claro ao longo de seus escritos que a salvação vem pela fé nos méritos de Jesus. Hoje é o dia de reafirmar nossa decisão pessoal e de agradecer a Ele por seu dom.