Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Se muitos morreram pela transgressão de um homem, quanto mais a graça de Deus e o dom que veio pela graça de um homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!” Romanos 5:15, NIV.
O pecado é um sucesso extraordinário!
Basta olhar para o pecado de Adão. Ele conseguiu criar alienação e destruição em todas as partes da vida de Adão e Eva. Em primeiro lugar, foram os efeitos religiosos – eles se separaram de Deus. Considerando que o inocente Adão desfrutou da comunhão com seu Criador, a Bíblia nos diz que após a entrada do pecado ele e sua esposa “se esconderam da presença do Senhor Deus” e que estavam “com medo” dEle (Gênesis 3: 8-10, RSV).
Essa alienação é perfeitamente compreensível no plano humano. Por exemplo, crianças que violaram a vontade de sua mãe não desejam encontrá-la ou olhá-la no rosto. Eles têm algo em seus corações que desejam esconder. Da mesma forma, a culpa torna a presença de Deus insuportável.
Um segundo sucesso do pecado veio à tona na primeira discussão familiar do universo. Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido alguma das frutas proibidas, ele rapidamente culpou Eva. “A mulher que tu deste para estar comigo, ela me deu o fruto da árvore, e eu comi” (Gênesis 3:12). É culpa dela! E lá se foi o único casamento perfeito do mundo.
A grande tragédia dos efeitos sociais do pecado é que eles não pararam em Gênesis 3. A mensagem de Gênesis 4 a 11 é um dos impactos sociais cada vez maiores do pecado. Vemos isso diariamente nas notícias como os nossos semelhantes se destroem.
Um terceiro sucesso do pecado foi afastar a pessoa de seu “eu”. Depois que Deus terminou de questionar Adão, ele mudou-se para Eva. “O que”, perguntou ele, “foi isso que você fez?” “O diabo me fez fazer isso”, respondeu ela (Gênesis 3:13, parafraseado). Aqui nos deparamos com o problema das pessoas não quererem e, na maioria dos casos, serem incapazes de enfrentar a si mesmas e avaliar honestamente suas ações e motivos subjacentes. Como Jeremias apontou, “Enganoso é o coração acima de todas as coisas” (Jeremias 17: 9, RSV).
O sucesso final do pecado, é claro, foi trazer morte espiritual e física (Gênesis 3:19).
O pecado tem sido um sucesso estrondoso em perturbar o mundo de Deus e as vidas humanas. Mas, Paulo afirma em nosso texto de hoje, a graça de Deus é um sucesso “fantástico”. Vamos nos voltar para esse sucesso amanhã.