“Meio Salvo”

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Quanto mais, havendo sido reconciliados, seremos salvos por meio de sua vida!” Romanos 5:10, NIV.

“Quanto mais” do quê? O versículo 10 em sua totalidade representa a salvação como um processo de duas etapas em que estamos atualmente “meio salvos” do problema do pecado. O primeiro passo que examinamos ontem: “Fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho” (NVI). Paulo usa o pretérito nessa metade de Romanos 5:10. Nossa reconciliação já foi realizada. É uma realidade presente.

Em seguida, vem o “quanto mais”. Com base na realidade presente de nossa reconciliação com Deus, “quanto mais … seremos salvos por meio de sua vida!” Aqui, Paulo está usando o tempo futuro. A morte de Cristo já nos reconciliou, mas algum dia seremos totalmente salvos por meio de Sua vida.

Com o uso de “quanto mais”, Paulo está argumentando do menor para o maior. C. E. B. Cranfield nos ajuda a ver o ponto quando ele escreve que “visto que Deus já fez a parte muito mais difícil (neste caso, nos reconciliou consigo mesmo, quando éramos Seus inimigos), podemos com absoluta confiança esperar que Ele fará o que em comparação, é apenas uma parte pequena, a saber, por último salvar-nos pois agora somos Seus amigos.”

Em suma, por causa de nossa justificação (Rom. 5: 9) e nossa reconciliação (versículo 10), nossa salvação completa no final dos tempos está garantida. Então Deus não deixará Seu povo em seu estado de “meio salvo”. Aqueles que estão caminhando com Ele como amigos aqui na terra podem esperar com total segurança caminhar com Ele na terra renovada.

Somos salvos por Sua vida. Paulo em vários lugares fornece mais de um significado para essa frase. Romanos 8, como vimos antes, é especialmente rico em temas relacionados a sermos salvos pela vida de Cristo. O versículo 34, por exemplo, destaca Seu ministério no santuário celestial. Nessa passagem, o apóstolo fala de “Cristo Jesus, que morreu, sim, que ressuscitou dos mortos, que está à direita de Deus, que realmente intercede por nós” (RSV). Seu ministério celestial teria sido impossível sem Sua vida ressuscitada.

Então, novamente, salvo por Sua vida se refere à Sua ressurreição da sepultura, uma garantia da ressurreição de cada um de Seus seguidores. Sentimos um Salvador que tem “as chaves do inferno e da morte” (Apoc. 1:18).

Os cristãos anseiam pelo cumprimento do “quanto mais”.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *