Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Mas Deus prova seu amor por nós em que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.” Romanos 5:8, NRSV.
Cristo morreu pelos pecadores! Com essa verdade vigorosa, Paulo leva ao clímax a linha de pensamento que ele havia começado em Romanos 5: 6.
O amor de Deus, ele mostrou, ultrapassa em muito o amor humano. A cruz demonstra Seu amor no sentido de que Ele morreu pelos ímpios, pelos pecadores. Agora, um pecador é aquele que não está meramente em desarmonia com a vontade de Deus. Em vez disso, o pecador está em rebelião ativa contra Deus. O pecado é contra Deus pessoalmente. “A mente que está posta na carne” (natureza humana não convertida), Paulo escreve, “é hostil a Deus” (Rom. 8: 7, RSV).
Além de ser pessoal, o pecado é moral. É um ato deliberado da vontade de se rebelar contra Deus. O pecado é uma escolha, uma rejeição de Deus. Assim, Herbert Douglass pode dizer corretamente que “o pecado é o punho fechado de um ser criado diante de seu Criador; o pecado é a criatura que desconfia de Deus, depondo-O como o Senhor de sua vida”. Emil Brunner coloca isso de forma sucinta quando afirma que o pecado “é o filho que bate no rosto do pai com raiva … é a ousada autoafirmação da vontade do filho acima da do pai”.
É com esses pensamentos em mente que podemos começar a ver a altura, a profundidade e a amplitude do amor de Deus. Um pequeno cartão com as 12 partes de João 3:16 em uma coluna e frases descritivas em uma segunda coluna procura ilustrar o amor profundo de Deus por cada um de nós.
Deus o maior Amor
amou de tal maneira a maior intensidade
o mundo a maior sociedade
que Ele deu a maior ação
o Seu Filho unigênito a maior dádiva
para que todo a maior oportunidade
aquele que crê a maior simplicidade
nEle a maior atração
não pereça a maior promessa
mas a maior diferença
tenha a maior certeza
a vida eterna a maior posse
É de se admirar que – os maiores hinos da igreja através dos tempos tenham se concentrado no amor de Deus? Para Paulo, o maior fato de todos os tempos é o amor de Deus, e a maior demonstração desse amor é a cruz de Cristo.