A Escola dos Golpes Duros

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Porque sabemos que o sofrimento produz perseverança; perseverança, caráter; e caráter, esperança.” Romanos 5:3, NIV.

‘Porque’ é uma importante palavra no texto de hoje. Isso nos aponta de volta para a ideia de que os cristãos não devem apenas se alegrar em sua esperança (Rom. 5: 2), mas também em seus sofrimentos (versículo 3). A razão pela qual eles deveriam se alegrar, afirma Paulo, é que sofrimentos ou pressões desencadeiam uma reação em cadeia em suas vidas que, quando totalmente compreendida, só pode levar à ação de graças.

O primeiro passo nessa cadeia é que os sofrimentos produzem perseverança. “Perseverança” representa duas palavras gregas que significam literalmente manter-se, resistir ou permanecer sob. A ideia é que a pessoa não apenas aprende a permanecer em Cristo quando tudo está bem, mas também em tempos difíceis. É muito fácil desistir quando a vida se torna difícil. Mas os cristãos descobrem por meio de experiências difíceis que, em vez de o sofrimento ser a causa da desistência, eles podem ser o meio de utilizar sua fé para entrar em um relacionamento mais profundo com Jesus. Um cristão em um país comunista, pressionado a desistir de sua fé e se conformar, declarou: “Somos como pregos: quanto mais forte você nos atinge, mais fundo você nos leva.” Isso é perseverança, isso é “permanecer sob” o governo de Cristo.

Mas a perseverança não é um fim em si mesma. Desenvolve o caráter.

Caráter foi a palavra usada para testar metais preciosos os purificando e demonstrando sua pureza. Assim como o ferreiro usa calor intenso para derreter prata e ouro a fim de remover impurezas físicas, Deus usa sofrimentos para livrar Seus filhos das impurezas espirituais. Aqueles que perseveram serão limpos. Não alcançamos força de caráter no mundo cotidiano choramingando e rastejando diante das dificuldades. Esse é o caminho para a fraqueza e a flacidez. A força vem de enfrentar os problemas de frente em um relacionamento de fé com Deus por meio de Jesus. “Bem-aventurado o homem”, Tiago nos diz, “que suporta a tentação; porque, quando ele for provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).

O último elo da corrente é que o personagem produz esperança. Esse pensamento traz o círculo completo de Paulo de volta a Romanos 5: 2, no qual ele observou que os crentes “se alegram na esperança da glória de Deus” (NVI). Ele continuará no versículo 5 com o pensamento de que a esperança em Deus nunca nos decepcionará. Podemos nos alegrar até mesmo nos sofrimentos, porque nosso Deus nunca nos decepcionará.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *