Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Alegremo-nos em nossa esperança de compartilhar a glória de Deus.” Romanos 5:2, RSV.
Estamos no meio de um conjunto de “nós temos”. Em Romanos 5:1 descobrimos que aqueles que são justificados pela fé têm paz. A primeira parte do versículo 2 declara que eles têm acesso, e na segunda parte descobrimos que eles têm alegria.
Mas observe, eu preguei uma pequena peça em você. O apóstolo no capítulo 5 não está falando sobre “eles têm” de forma impessoal. Não, ele está realmente sendo bastante específico e pessoal. Nós (aqueles que aceitaram o caminho de salvação de Deus pela fé) temos paz, acesso e alegria. Nós – isso significa você e eu – temos algo com que nos alegrar. Na verdade, a palavra para “alegrar-se” em nossa passagem de hoje é a mesma palavra traduzida como “gloriar-se” em Romanos 3:27 e 4: 2. Mas essas passagens nos dizem que ninguém tem espaço para se gabar em relação às suas realizações na observância da lei, e que nem mesmo Abraão poderia se gabar de suas obras. O fato de que a justiça vem por meio de um dom de Deus, e não da realização humana, não nos deixa espaço para nos gabar de nossa condição espiritual.
Mas agora há uma diferença. Romanos 5:2 nos exorta a nos orgulhar. Por que a mudança? Porque os cristãos não estão exaltando suas próprias realizações, mas sim o que o Senhor já fez por eles e fará por eles em Cristo no futuro. Os cristãos se orgulham da bondade e graça de seu Senhor, que lhes deu paz com Deus e acesso contínuo a ele. Vale a pena nos gabar disso. É esse sentido da palavra que levou os tradutores a buscarem expressar o significado implícito na palavra geralmente traduzida como ostentação como uma atitude de alegria. C. K. Barrett sugere que a palavra no presente contexto “significa uma confiança triunfante e alegre” em Deus.
A alegria do cristão deriva de “nossa esperança de compartilhar a glória de Deus”. Deixados por nossa própria conta, Paulo já nos disse em Romanos 3:23, todos nós carecemos da glória de Deus. Cristo orou para que Seus seguidores vissem Sua glória (João 17:24), e o moribundo Estevão a vislumbrou (Atos 7:55), mas Paulo nos diz que a consumação de sua plenitude ainda é futura (Rom. 8:18). Mas temos certeza desse futuro por causa de nossa aceitação do que Deus fez em Cristo. Não é de admirar que, como cristãos, tenhamos alegria.
Cristãos são aqueles que trocaram orgulho por alegria. Hoje e todos os dias é uma ocasião de alegria para aqueles que aceitaram a salvação de Deus.