Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“As palavras “foi-lhe creditado” foram escritas não apenas para ele, mas também para nós, a quem Deus creditará a justiça – para nós que cremos naquele que ressuscitou Jesus nosso Senhor dentre os mortos.” Romanos 4:23, 24, NIV.
Boas novas: Somos salvos da mesma forma que Abraão foi. Não por meio de obras, ou nosso pedigree de igreja, ou nosso batismo, ou a lei, mas pela fé na promessa de Deus por meio de Cristo. Abraão teve a justiça creditada ou imputada a ele como uma dádiva. Deus nos dará justiça da mesma maneira se estivermos dispostos a aceitá-la pela fé.
Ellen White escreve que “o pensamento de que a justiça de Cristo é imputada a nós, não por qualquer mérito de nossa parte, mas como um presente gratuito de Deus, é um pensamento precioso. O inimigo de Deus e do homem não deseja que essa verdade deva ser apresentada com clareza, pois ele sabe que, se o povo a receber plenamente, seu poder será quebrado. Se ele puder controlar as mentes de forma que a dúvida, a incredulidade e as trevas constituam a experiência daqueles que afirmam ser filhos de Deus, ele pode vencê-los com a tentação. Aquela fé simples que leva Deus em sua palavra deve ser encorajada” (Gospel Workers, p. 161).
Paulo explora em vários lugares sua afirmação de que as promessas e lições do Antigo Testamento são para nós. Em Romanos 15:4, por exemplo, ele declara que a Escritura foi escrita para nossa instrução, e em 1 Coríntios 10:11 que os eventos na história de Israel “foram escritos para nossa admoestação” (NKJV). Nesse sentido, o apóstolo nos diz que “as palavras ‘foi-lhe creditado’ foram escritas … para nós, que cremos naquele que ressuscitou Jesus nosso Senhor dentre os mortos.”
Observe que Paulo vincula a fé salvadora à ressurreição de Jesus dentre os mortos. A importância da ressurreição de Cristo nas mentes dos apóstolos e da igreja primitiva é impossível de superestimar. A pregação no livro de Atos dos Apóstolos centra-se nesse evento.
A ressurreição de Cristo garante que Deus pode realmente dar vida àqueles que estão mortos em seus pecados e transgressões (Romanos 4:17; Efésios 2:1). Além disso, Sua ressurreição garante a ressurreição no final dos tempos daqueles que creem nele. Assim, a firme crença de Paulo na ressurreição está ligada à esperança e à fé. É a ressurreição consumada de Cristo que fornece a base da esperança cristã e o fundamento da nossa fé. Abraão viu aquela ressurreição de longe, mas nós testemunhamos isso no Novo Testamento e na igreja primitiva.