Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“MAS, com respeito à promessa de Deus, [Abraão] não vacilou na incredulidade, mas se fortaleceu na fé, dando glória a Deus.” Romanos 4:20, NASB.
“Mas” é uma palavra-chave nesta passagem. Isso nos remete ao contexto anterior. A paráfrase da Mensagem mostra isso de maneira muito agradável: “Abraão não se concentrou em sua própria impotência e disse: ‘Não há esperança. Este corpo de cem anos nunca poderia gerar um filho.’ Sequer tinha analisado as décadas de infertilidade de Sara pra ter desistido. Ele não contornou a promessa de Deus fazendo perguntas cautelosamente céticas. Ele mergulhou na promessa e se levantou forte, pronto para Deus, certo de que Deus cumpriria o que havia dito”(Romanos 4:18-21).
O “mas!” de Abraão saiu apesar de tudo. Como está conosco? Deus poderia dizer “ainda” em relação ao meu curso de ação? Como é meu relacionamento com Ele? Meu foco principal está no espiritual e em outros problemas que tenho diante de mim ou no poder e na fidelidade de Deus? Deus pode dizer “ainda” sobre mim? Se não, porque não? E se não, hoje é um bom momento para pedir o poder de Deus para minha fé para que eu possa ser incluído no “mas” de Abraão.
Uma segunda palavra-chave no texto de hoje é “vacilar”. Abraão não era como o homem de mente dupla do livro de Tiago, que era tão instável em seus caminhos quanto as ondas do mar e, como resultado, nada recebeu do Senhor (Tiago 1:5-8). Ao contrário, Paulo está nos dizendo que Abraão tinha certeza em quem cria, e que a constância de sua fé permitia Deus para torná-lo forte.
Uma terceira palavra-chave é “fortaleceu”. Nossa passagem nos diz que Abraão “se fortaleceu na fé”. A fé não é estática. Em vez disso, é um tipo de coisa dinâmica e expansiva. Os novos cristãos têm fé, mas os cristãos maduros devem crescer dia a dia na fé à medida que se aproximam de Deus e experimentam Seu cuidado vigilante com o passar do tempo. Essa parece ter sido a experiência de Abraão no livro do Gênesis. As escrituras o retratam como um homem de muitas falhas, mas ele permitiu que Deus o fortalecesse com o tempo – ele cresceu na fé.
A última palavra-chave é “glória”. Abraão deu glória a Deus pelo que Ele havia feito e estava fazendo em sua vida. Louvar e glorificar a Ele é a resposta normal daqueles que reconhecem quem é Deus e o quanto Ele os ama. Dar glória a Deus é adorá-Lo de todo o nosso coração, mente e alma.
Hoje, querido Pai, quero glorificar o Seu nome por tudo o que Tu fizeste em minha vida. Impeça-me de vacilar hoje. E me permite crescer em Cristo. Em todas as minhas fraquezas, ajude-me a me para ir além do “mas” de Abraão.