Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja pela graça e seja garantida a todos os descendentes de Abraão.” Romanos 4:16, NIV.
Porque obter a promessa de salvação ou justiça é impossível por meio de uma obediência legalista à lei, Paulo declara que só podemos obtê-la pela fé. Visto que a lei traz apenas condenação, ela não oferece esperança. A justificação, a salvação e a promessa vêm por meio da fé, assim como aconteceu com Abraão.
Na passagem de hoje, o apóstolo vincula a fé à graça. O sentido parece ser que a graça é o agente eficaz que fornece a promessa e a fé é a maneira pela qual as pessoas aceitam o dom de Deus. Ou seja, a graça é o dom, e a fé é, por assim dizer, a mão pela qual aceitamos o dom.
Porque a promessa é por meio da graça, Paulo nos diz que é “garantida” ou “certa”. Portanto, é algo em que podemos confiar. O desempenho humano e as promessas humanas estão longe de ser seguras. Mas o fato de que é a graça de Deus que torna Sua salvação disponível para nós coloca o presente além do reino da indignidade humana. Essa garantia é para todos os “descendentes de Abraão”, todos os cristãos, sejam de herança judia ou gentia. Só existe um meio de salvação para qualquer pessoa.
Essa maneira deve estar perto de nossos corações e em nossas línguas ao procurarmos compartilhá-la com outras pessoas. Ellen White escreve: “Erga Jesus, você que ensina o povo, exalte-O em sermão, em música, em oração. Que todas as suas forças sejam direcionadas para apontar almas confusas, desnorteadas, perdidas, para o ‘Cordeiro de Deus.’ Erguei-O, o Salvador ressuscitado, e dizei a todos os que ouvem: Vinde àquele que ‘nos amou e se entregou por nós’. Deixe que a ciência da salvação seja o assunto de cada sermão, o tema de cada música. Deixe que seja derramado em cada súplica. Não traga nada em sua pregação para suplementar a Cristo, a sabedoria e o poder de Deus. Segure a palavra da vida, apresentando Jesus como a esperança do penitente e a fortaleza de todo crente. Revele o caminho da paz para os atribulados e desanimados, e mostre a graça e plenitude do Salvador ” (Gospel Workers, p. 160).
Louve a Deus hoje pela garantia de Sua promessa a cada um de nós que aceita Jesus como nosso Salvador. Deus nos ajudará se nos agarrarmos à Sua graça.
Pai, por favor, dê-me a graça de me agarrar à Sua graça, não importa quais provações e tentações venham em meu caminho.