Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Nós, então, derrubamos a lei por meio dessa fé? De jeito nenhum! Pelo contrário, nós respeitamos a lei.” Romanos 3:31, RSV.
Nos olhos de alguns de seus leitores pareceu que Paulo colocou a “lei” e “fé” em oposição uma à outra. Eles temeram que sua ênfase na fé realmente “derrubasse” ou anulasse a lei.
Antecipando essa resposta à sua teologia, o apóstolo rápida e firmemente afirma que a salvação pela graça por meio da fé, longe de abolir a lei, na verdade a estabelece ou a mantém.
O que Paulo quer dizer? A resposta depende de como ele usa o termo lei em nosso texto. Podemos pensar em pelo menos três interpretações possíveis.
Na primeira, se Paulo está se referindo ao Antigo Testamento em geral (os judeus muitas vezes pensavam que o Antigo Testamento era a Lei e os Profetas), então seu evangelho da justificação pela fé neste contexto seria visto como sustentando a lei no sentido de que o próprio Antigo Testamento ensinou a verdade da fé justificadora. Ele já estabeleceu essa interpretação em Romanos 3:21. Se estiver correto, isso prepara o cenário para Romanos 4, que afirma que Abraão e Davi foram justificados pela fé.
Na segunda, se a lei se refere ao seu significado mais restrito em relação a lei de Moisés, então Paulo está dizendo que a fé apoia a lei atribuindo a ela seu devido lugar no plano de salvação. Segundo ele, o papel da lei era expor e condenar o pecado. Assim, como o apóstolo argumenta em Gálatas 3:21-25, a função da lei é manter os pecadores em sua culpa até que Cristo venha para libertá-los. Dessa forma, o evangelho e a lei são unidos no sentido de que o evangelho justifica aqueles a quem a lei condena.
Na terceira, se vemos a lei como os requisitos morais de Deus (como os Dez Mandamentos), alguns de seus leitores podem ter presumido que ele estava ensinando antinomianismo, ou seja, que os cristãos não precisam de nenhuma lei, que são livres para viver em pecado, visto que são salvos pela graça. Essa acusação ao qual Paulo já aludiu em Romanos 3:8 e tratará extensivamente nos capítulos 6 ao 8, é o problema mais provável subjacente à declaração de Paulo em Romanos 3:31. Nesse sentido, o cristão salvo pela graça cumprirá o “justo requisito da lei” em suas vidas por meio do Espírito Santo (Romanos 8:4). A última coisa que Paulo tem em mente é acabar com a lei. Embora não seja um meio de salvação, a lei ocupa um lugar crucial no universo de Deus. Como tal, a fé reforça o lugar da lei em seu papel adequado.