Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Só há um Deus, que justificará os circuncidados pela fé e os incircuncisos por meio dessa mesma fé.” Romanos 3:30, NIV.
Imagino que Paulo pegou seus leitores judeus desprevenidos com Romanos 3:29, 30. Aqui ele aborda a questão da salvação da perspectiva do monoteísmo.
Um dos grandes textos do judaísmo foi Deuteronômio 6:4: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Todos os dias, todo judeu recitava essa passagem como parte do Shemá. Eles não tinham dúvidas sobre o tema do monoteísmo. Eles não estavam apenas convencidos de que havia apenas um Deus, mas que aquele Deus tinha apenas um povo – Israel. Os cananeus tinham seus deuses, e os egípcios, os deles, mas Israel pertencia ao único Deus verdadeiro – Yahweh, que havia criado o céu e a terra e tudo o que havia neles.
É exatamente nesse ponto que Paulo os desafia a pensar. Se há apenas um Deus verdadeiro, e se esse Ser criou tudo o que existe, ele também não é Deus dos gentios? Ou como Paulo colocou no versículo 29: “Deus é Deus somente dos judeus? Não é também Deus dos gentios?” Em seguida, declarando a única conclusão possível, Paulo acrescenta: “Sim, também dos gentios” (NVI).
A maioria dos judeus não pensava dessa forma. Mas a lógica de Paulo tem uma força esmagadora. O que eles haviam esquecido era que seu privilégio especial como os escolhidos de Deus não excluía os gentios, mas era para sua inclusão, visto que todos os povos da terra seriam abençoados por meio de Abraão (ver Gênesis 12:3).
Tendo feito seu ponto crucial, o apóstolo continua observando em Romanos 3:30 que não apenas Deus é o Deus de todo o mundo, mas que o plano de salvação é para o mundo inteiro – tanto judeus quanto gentios.
Não é só um plano de salvação para toda a humanidade, mas, conclui Paulo, é um plano que salva judeus e gentios da mesma maneira. Todos são salvos pela fé – exatamente o mesmo tipo de fé – sem exceção. Nenhum, como vimos no versículo 20, é salvo por guardar a lei. Todos os que já foram salvos serão salvos pela fé.
Mais uma vez, vemos que não há espaço para vanglória. Sim, Deus ainda tem uma igreja especial com uma mensagem especial, mas essa especialidade representa a responsabilidade de pregar o evangelho. Em vez de um símbolo de status de superioridade, é fundamental servir aos outros.