Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“A justiça de Deus. . . [é] para todos os que creem.” Romanos 3:22, RSV.
A salvação não é automática. Deve ser aceita. Tem uma condição, e essa condição, lemos ontem, é “fé em Jesus Cristo”. A leitura de hoje reforça esse ponto. A justiça é “para todos os que creem”.
Mas o que é fé? O que Paulo está nos dizendo que tanto precisamos? C. K. Barrett nos ajuda a entender o significado da fé no contexto de Romanos quando ele escreve que a fé “Dificilmente pode ser melhor definido do que como o oposto da tentativa desesperada ou confiante do homem de estabelecer uma relação adequada entre ele e Deus, por meios legais (isto é, por meios religiosos ou morais). Em vez de concentrar sua esperança em si mesmo, ele a dirige para Deus); e – como observamos – particularmente em seu ato salvador da graça por meio de Jesus Cristo.
Eu gostaria de sugerir que a fé bíblica inclui tanto crer quanto confiar, que é uma confiança baseada na fé. Assim como o primeiro passo no pecado envolve desconfiança em Deus (Gênesis 3: 1-6), o primeiro passo em direção a Ele é ter uma fé confiante. Fé é lidar com o fato de que devemos confiar em Deus porque Ele tem os melhores interesses no coração e porque não há nada mais completamente confiável.
A fé bíblica, devemos notar, é sempre absoluta; nunca é moderada. James Denney pode, portanto, escrever que fé é muito mais do que aceitar um acordo legal; “é o abandono da alma, que não tem esperança senão no Salvador, para o Salvador… Inclui a renúncia absoluta de tudo o mais, para se apegar a Cristo”. A fé é uma “paixão na qual todo o ser do homem é arrebatado e abandonado incondicionalmente ao amor revelado no Salvador.”
Ellen White diz quase a mesma coisa quando pensa que “fé é confiar em Deus – crer que Ele nos ama e sabe o que é melhor para o nosso bem. Assim, em vez do nosso, nos leva a escolher o Seu caminho. Em vez da nossa ignorância, ela aceita Sua sabedoria; em lugar de nossa fraqueza, Sua força; em lugar de nossa pecaminosidade, Sua justiça” (Educação, p. 253).
Senhor, ajuda-me hoje a desistir do meu caminho e a aceitar o Teu caminho. Ajude-me a abandonar a fé em mim mesmo e colocá-la em Ti. Ajude-me a perceber que o Seu caminho é o único e que sem Ti e o Seu dom em Cristo não tenho esperança. E me ajude a aceitar a única condição para a salvação. Obrigado por essa justiça que você proveu para todos os que creem.