Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Essa justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo.” Romanos 3:22, NIV.
Com Romanos 3:22 chegamos ao início de uma parte absolutamente central do argumento de Paulo em Romanos. O versículo 21 observou que Deus tinha uma justiça “sem lei” (NVI). Esse é o lado negativo, o que a justiça não é. Mas com o versículo 22 chegamos à explicação positiva que Paulo deseja obter desde Romanos 1:16, 17.
Nessa passagem, Paulo disse que “não se envergonhava do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro para o judeu, depois para o gentio. Pois no evangelho uma justiça de Deus é revelada, uma justiça que é pela fé do princípio ao fim”(NVI).
Paulo não parou para explicar o que queria dizer porque tinha uma tarefa que precisava cumprir primeiro. Ele queria deixar claro que todos precisavam da justiça de Deus e que não poderíamos obtê-la por nenhuma condição ou conquista humana – nem por nascer no povo da aliança, ou por ter ou guardar a lei.
Visto que a função da lei era apontar o pecado (Romanos 3:20), ela não tinha poder para salvar, mas apenas condenar. Todos – mesmo os bons judeus que frequentavam a igreja – estavam sob condenação, sem saída.
Agora que Paulo enfatizou isso, ele pode pegar sua declaração sobre o evangelho da justiça pela fé que ele apresentou em Romanos 1:16, 17. Ele agora está pronto para explicar o que ele quis dizer com a frase. Afinal, todos devemos estar prontos para ouvir, visto que não temos esperança fora da oferta graciosa de Deus.
Justiça é uma palavra importante em Romanos, aparecendo mais de 30 vezes. O próximo uso mais alto é seis vezes em 1 Coríntios e Mateus. A frase “a justiça de Deus”, conforme encontrada no texto de hoje, aparece oito vezes em Romanos, mas apenas duas vezes em todas as outras cartas de Paulo combinadas.
“Justiça de Deus” ou “justiça da parte de Deus” pode se referir ao caráter de Deus ou ao Seu dom. No contexto de Romanos 3:21, 22, ele tem em mente aquela justiça que Deus proveu e oferece àqueles que têm fé em Cristo. Para Paulo, essa justiça é a maior necessidade da humanidade. Portanto, está no centro de sua apresentação das boas novas. É a própria essência de sua compreensão do evangelho.