O Plano Eterno de Deus

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“A lei e os profetas dão testemunho disso [ou seja, a justiça de Deus revelada à parte da lei.” Romanos. 3:21, RSV.

O plano de salvação por meio de Cristo não foi uma reflexão tardia. Nem era algo novo. Paulo nos diz que a lei e os profetas (o Antigo Testamento) “dão testemunho disso”. O Desejado de Todas as Nações fala no mesmo ponto quando observa que a vida de Cristo foi o “cumprimento do plano que existia desde os dias da eternidade” (p. 147).

O primeiro vislumbre do testemunho do Antigo Testamento da justiça à parte da lei vem em Gênesis 3:15, no qual Deus nos diz que Cristo feriria a cabeça da serpente. Esse vislumbre se torna mais aberto na experiência de Abraão, a quem Deus considerou justo porque creu Nele, um aspecto que Paulo trata extensivamente em Romanos 4. Mas talvez a vitrine mais explícita do plano de salvação nos livros de Moisés seja o sistema de sacrifícios. É interessante que João Batista se refere a Cristo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29) e Paulo descreve Cristo como “nossa páscoa” que foi “sacrificado por nós” (1 Coríntios 5: 7).

Davi fala da “justiça de Deus, sem lei” (Romanos 3:21, NVI) quando ele confia na misericórdia de Deus para “apagar” suas “transgressões” e purificá-lo de sua iniquidade (Salmo 51:1, 2). Isaías 53 prediz Aquele que justificará a muitos levando suas “iniquidades” (Isaías 53: 5). Novamente, o mesmo capítulo observa que “foi ferido pelas nossas transgressões, foi moído pelas nossas iniquidades: o castigo da nossa paz estava sobre ele; e pelas suas pisaduras fomos sarados” (versículo 5).

Jeremias não retrocedeu no assunto. Ele se refere ao vindouro Ramo de Davi que seria chamado “O SENHOR JUSTIÇA NOSSA” (Jeremias 23: 5, 6). E o grande capítulo profético de Daniel 9 observa: “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para acabar com a transgressão, e pôr fim aos pecados, e reconciliar a iniquidade, e trazer a justiça eterna” (Daniel 9:24).

Paulo sabia do que estava falando. O plano de Deus para salvar pessoas por outros meios que não a obediência à lei é um tema que permeia todo o Antigo Testamento. É um tema que Paulo aborda repetidamente em suas várias cartas. E é esse o tema ao qual ele se voltará agora, ao falar sobre a justiça pela fé em Romanos 3:21 a 5:21


Você
 pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *