Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Mas agora a justiça de Deus, à parte da lei, foi dada a conhecer.” Romanos 3:21, NIV.
“Mas agora.”
Com essas duas palavras, chegamos ao segundo grande ponto de virada no livro de Romanos. Durante a primeira etapa, como você deve se lembrar, encontramos Paulo e seu evangelho. Na segunda etapa, ele demonstrou, às vezes com detalhes excruciantes, que cada pessoa é um pecador que se direciona para o julgamento, a ira de Deus e a eventual morte.
Não é um futuro muito brilhante. É aí que entra o “mas agora” de Paulo. D. Martyn Lloyd Jones afirma que “não há palavras mais maravilhosas em toda a Escritura do que apenas essas duas palavras “mas agora”.
Por que fazer uma declaração tão enfática? A resposta está no contexto. Paulo deixou seus leitores em um estado de desesperança e desamparo. Em Romanos 3:19, ele observou que todas as pessoas estão sob a justa condenação de Deus. Então, no versículo 20, ele afirmou enfaticamente que as pessoas não podiam acertar as contas com Deus mesmo se quisessem ser boas e zelosamente guardassem a lei. Nesse exato momento, Paulo solta seu “mas agora”.
“Mas agora”, escreve ele, “a justiça de Deus, à parte da lei, foi revelada.” Com essas palavras, Paulo define a agenda para a terceira etapa de sua caminhada por Romanos.
Este passo pega o tema justiça pela fé de Romanos 1:16 e 17 e preenche seu significado em uma passagem poderosa que vai de Romanos 3:21 a 5:21. Seu tratamento inicial do tópico se estende de Romanos 3:21 a 3:31 no que Leon Morris afirma ser “o parágrafo mais importante já escrito”.
A salvação a que Paulo nos expõe naquele parágrafo compactado se concentrará em três metáforas:
(1) justificação (uma imagem do tribunal),
(2) redenção (uma imagem do mercado de escravos) e
(3) propiciação (uma imagem relacionada ao sistema sacrificial).
A boa notícia é que Deus interveio nos assuntos humanos. Ele fez por nós o que não poderíamos fazer por meio da lei. “Mas então” reflete o fato de que a obra salvadora de Deus por meio de Cristo transformou a condição humana.
Em Romanos 3:21, chegamos ao início do âmago da compreensão do evangelho por Paulo. Da perspectiva do apóstolo, a humanidade pecadora pode ser fraca, mas Deus é poderoso – poderoso para justificar.