por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Não há um justo, nem mesmo um; há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos têm afastados, eles juntos se tornaram inúteis; há ninguém que faça o bem, nem mesmo um” Romanos 3: 10-12, NVI.
Agora Paulo estaciona seu caminhão-caçamba enquanto começa a inundar os judeus com uma enxurrada de suas próprias escrituras. Então, ele pergunta com efeito, você acha que é o povo especial de Deus porque tem a Bíblia? Por que não leem e veem o que ela diz sobre os escolhidos de Deus?
E com isso ele se permite a fazer uma série de citações, em grande parte dos Salmos, que vai de Romanos 3:10 ao versículo 18. Ele está usando um método judaico de listar uma citação após a outra, que eles chamam de “colar de pérolas”.
Cada uma de suas citações deixa claro que os judeus não são tão bons quanto pensam que são. A primeira citação é uma paráfrase do Salmo 14:1-3. Ele lista seis acusações.
Primeiro, “não há justo, nem mesmo um” (Romanos 3:10, NVI). “Justiça” é uma palavra-chave em Romanos. Em sua essência, significa estar correto diante de Deus. O que Paulo quer dizer é que não existe uma única pessoa, além de Jesus, que viveu uma vida sem pecado – nenhuma.
Em segundo lugar, “não há ninguém que entenda” (versículo 11, NVI). Assim como humanos, não somos apenas moralmente maus, também somos espiritualmente ignorantes.
Terceiro, “não há … ninguém que o busque” (versículo 11, NVI). Além de ser universalmente maus e espiritualmente ignorantes, Paulo agora afirma que todas as pessoas são rebeldes. Eles O evitam. Claro, eles não se esquivam dos deveres da religião. As pessoas gostam de pompa e de fazer coisas que as façam sentir religiosas. Mas buscar a Deus de todo o coração é um pouco mais ameaçador do que nossas soluções humanas.
Quarto, as pessoas não apenas deixam de buscar a Deus, mas deliberadamente se afastam dEle, como um soldado correndo para o lado errado no meio da batalha.
Quinto, Paulo acusa a pessoa natural “sem valor” (versículo 12, NIV). É a mesma palavra usada para leite quando se estraga. A natureza humana sem Deus é azeda e inútil.
Por último, “ninguém … faz o bem” (versículo 12, NVI). Essa acusação é uma repetição da primeira e um resumo das cinco acusações anteriores.
Paulo deseja que seus leitores sintam a profundidade de sua necessidade para que nos humilhemos e nos prostremos diante dele ao pé da cruz com humildade.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui