por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“O que devemos concluir então? Estamos melhores? De jeito nenhum! Já fizemos a acusação de que tanto judeus como gentios estão todos sob o pecado.” Romanos 3:9, NIV.
Bem, já estava na hora.
Achei que Paulo nunca acabaria com sua extensa discussão sobre o pecado que começa em Romanos 1:18. Mas agora ele nos diz que está pronto para encerrar sua discussão com uma conclusão.
É claro que ele não falou realmente sobre o tópico do pecado em Romanos 3:1-8. Em vez disso, ele reagiu às objeções à sua teologia. O versículo 9 realmente começa de onde Romanos 2:29 parou. No capítulo 1, como observamos repetidamente, Paulo descobre que os gentios ímpios são pecadores sob condenação, e no capítulo 2 ele apresenta a mesma condição para os judeus e outras pessoas morais. Portanto, ele não acha que os judeus são melhores do que os outros. Todos são pecadores e todos estão sob a condenação de Deus.
Paulo gastou muito espaço demonstrando pecaminosidade e condenação universais, porque para ele é importante que seus leitores sejam claros nesses pontos. Leon Morris indica a razão quando afirma que “a menos que haja algo do que ser salvo, não há sentido em pregar a salvação” ou abraçá-la, por falar nisso.
O tratamento extensivo do apóstolo do pecado universal e condenação abriu o caminho para ele discutir o grande plano de salvação de Deus. E assim como ele enfatizou repetidamente o fato de que judeus e gentios são pecadores, ele enfatizará repetidamente que a salvação é para todos. A grande salvação de Deus não tem barreiras raciais, étnicas ou outras. Sua graça é gratuita para todos.
À primeira vista, Paulo pode soar como se estivesse se contradizendo em Romanos 3:9 quando diz que os judeus não estão em melhor situação do que as outras pessoas, quando ele já disse no versículo 1 que eles tinham maiores vantagens. Mas no versículo 1 ele estava se referindo a privilégios e responsabilidades, não a favoritismo, visto que mesmo o povo escolhido de Deus não está isento de julgamento.
Senhor, ajude-nos como Seu povo escolhido dos dias modernos a não confundir nossas responsabilidades extras com favoritismo. Ajude-nos a aprender a humildade que vem de saber o quão fracos somos. Ajude-nos a perceber o quanto precisamos da Sua graça. Ajude-nos a estar dispostos a aceitar esse presente. E ajude-nos em seu dia a manter nossos olhos fixos em Sua força e não em nossas falhas.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui