Objeção Número 2: Quanto à Fidelidade de Deus

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“E se alguns deles fossem infiéis? Sua falta de fé cancelar a fidelidade de Deus. Certamente não!” Romanos 3:3, 4, REB.

Em romanos 3:1 e 2, vimos Paulo abordar a questão da vantagem judaica, observando que eles eram privilegiados porque Deus havia dado as Escrituras por meio dessa nação. Isso deu a eles uma grande vantagem sobre as outras pessoas. Como disse um autor, “por estarem de posse da Lei, os judeus têm uma vantagem sobre os pagãos, tanto quanto o homem culto tem uma chance melhor na vida do que aquele que nunca foi à escola”.

Mas esse mesmo privilégio leva a uma segunda objeção na mente dos oponentes de Paulo: “E se alguns deles fossem infiéis?” O que aconteceria se alguns dos judeus, não tendo fé, deixassem de responder apropriadamente à misericórdia de Deus? A falta de fé deles, ou a falta de uma resposta adequada, anulará a fidelidade de Deus? Deus ainda será fiel às promessas do Antigo Testamento de abençoar aqueles que O amam e julgar os ímpios? Essa pergunta é crucial para Paulo e seu público por causa do fato de que, se Deus não for fiel às Suas promessas, nada mais fará sentido. Se não podemos confiar que Deus é fiel aos Seus caminhos, então nada pode ser confiável.

Paulo responde no versículo 4 com a negação mais contundente em seu comando: “Certamente que não” (REB), “Deus me livre” (KJV), “De maneira nenhuma” (RSV). Outras traduções sugeriram “nem em sua vida” (Mensagem) ou “nem em mil anos”. “De jeito nenhum!” lemos na Nova Versão Internacional. “Que Deus seja verdadeiro e todo homem mentiroso.” A ideia básica aqui é que mesmo que cada pessoa não seja confiável em suas promessas, Deus será absolutamente fiel em cumprir Sua palavra.

Paulo prossegue citando o Salmo 51:4 em Romanos 3:4: “‘Quando você falar, será justificado; quando for acusado, ganhará o caso'” (REB). Ao se referir ao Salmo 51, o apóstolo está aludindo ao fato de que, embora Deus punisse o pecado de Davi com BateSeba, Deus não retirou Sua fidelidade dele. Assim, Deus vindicou Sua fidelidade à aliança. Ele cumpriu Suas promessas, apesar da falta de fé de Davi.

A cada dia podemos louvar ao Senhor por podermos confiar em Sua confiabilidade. Da mesma forma, podemos confiar nas promessas de Sua Palavra, mesmo que a igreja se desvie ou muitos membros se mostrem infiéis. A boa notícia é que Deus é confiável. A falta de fé humana nunca cancela a fidelidade de Deus.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *