Objeção Número 1: Por que ir à Igreja?

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Qual a vantagem, então, em ser judeu, ou qual o valor da circuncisão?” Romanos 3:1, NIV.

No fim de Romanos 2, Paulo de fato enfatizou seu ponto de vista, mostrando que todos precisam da justiça de Cristo – tanto os gentios (capítulo 1) quanto os judeus (capítulo 2). Neste ponto, esperamos que ele resuma suas conclusões. Ele fará isso em Romanos 3: 9-20, mas primeiro ele nos leva a uma digressão de oito versículos.

Seu falar franco em Romanos 2 sobre os judeus levantou algumas questões sérias. O apóstolo os coloca na boca de um objetor judeu em Romanos 3:1-8, que levanta quatro desafios à teologia de Paulo. Sem dúvida, Paulo já havia enfrentado tais objeções em resposta à sua pregação em várias localidades. Na verdade, James Dunn sugere que eles [os 4 desafios] podem ter sido os mesmos que o próprio Paulo teve quando começou a entender o evangelho da graça de Deus. Assim, escreve Dunn, nós o encontramos “expressando atitudes de que Paulo se lembrava tão bem como sendo suas”. Desta forma, Paulo, o fariseu, debate com Paulo, o cristão.

O próprio debate em Romanos 3: 1-8 passa por quatro ciclos, com quatro objeções sendo levantadas e quatro respostas sendo fornecidas por vez. As objeções centram-se na superioridade judaica em relação à fidelidade de Deus. Paulo toca nesse tópico brevemente no capítulo 3, mas ele o tratará extensivamente em Romanos 9-11. No capítulo 3, no entanto, ele só tem que lidar com as questões na medida em que não podem ser usadas para deixar de lado o poderoso argumento que ele fez sobre o pecado judaico em Romanos 2.

O primeiro argumento surge em Romanos 3:1, em que encontramos o objetor perguntando à luz do capítulo 2 que vantagem poderia ter ser judeu ou ser circuncidado. Paulo responderá a primeira parte dessa pergunta em Romanos 3:2 e a segunda parte em Romanos 4, em que trata de Abraão.

Enquanto isso, encontramos aqui uma pergunta para nós como cristãos. Qual a vantagem de ser batizado ou pertencer a uma igreja (ou mesmo de ir à igreja) se essas coisas não nos salvam? Você já fez essas perguntas? Você deve fazê-las!

Meu palpite é que Paulo responderia a você da mesma maneira que respondeu aos judeus em Romanos 3:2: “Muito em todos os sentidos!” (NIV). Precisamos ouvir Paulo ao longo do livro de Romanos para obter a resposta completa.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *