por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“O verdadeiro judeu. . . recebe seu elogio não dos homens, mas de Deus.” Romanos 2:29, REB.
Em romanos 2:28, 29, Paulo redefiniu o que significa ser judeu, um escolhido do povo de Deus. Ele estabeleceu um contraste quádruplo. Ser um verdadeiro judeu é:
(1) não algo externo e visível, mas interno e invisível;
(2) não uma circuncisão da carne, mas do coração;
(3) não apenas uma experiência com a lei, mas com o Espírito;
(4) não focado na aprovação de outras pessoas, mas na aprovação de Deus.
Infelizmente, nós, como humanos, nos sentimos confortáveis com o externo, o visível, o material e o superficial. É isso que Deus quer mudar em nossas vidas e é disso que trata o cristianismo. Em todo o restante de Romanos, Paulo nos ajudará a entender como Deus, por meio de Seu Espírito Santo, busca transformar nossos corações e mentes. Romanos é um livro sobre o desejo de Deus de mudar a maneira como olhamos para Ele, para nós mesmos e para nossos semelhantes, e então como colocamos esses novos conhecimentos em prática.
Mas antes de entrar nesse estudo, preciso reservar um momento para fazer uma pergunta para mim sobre o texto de hoje. A quem eu quero honrar – Deus ou outras pessoas? Que aplausos eu procuro? O que estou disposto a fazer ou renunciar para receber esse favor ou ouvir esses aplausos?
Essas são questões sérias. Jesus enfrentou a questão no Sermão da Montanha. Em Mateus 6, ele advertiu Seus ouvintes judeus a não praticarem sua piedade com o propósito de receber elogios de outras pessoas. Assim, Ele falou sobre o mesmo problema mencionado por Paulo em Romanos 2:29.
Nem o problema é restrito aos antigos judeus. Todos nós temos isso. Certamente, como “bons” cristãos, sabemos que devemos ser como Jesus, que não se importou nem um pouco com o aplauso humano, mas apenas com a aprovação do Pai.
O problema é que não somos Jesus. Adoramos ouvir as palavras de que somos “bons” cristãos, que fizemos uma grande oração, que somos os melhores pregadores. O pecado nos segue até mesmo na igreja.
É exatamente aí que o diabo entra. E é a razão pela qual a conversão é um processo diário. Ajude-me hoje, Senhor, a colocar meu eu precioso em Seu altar.
Ajude-me por meio do Seu Espírito, a buscar verdadeiramente apenas o Seu elogio.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui