por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Portanto, se aqueles que não são circuncidados cumprirem os requisitos da lei, não serão considerados como se fossem circuncidados?” Romanos 2: 26, NIV.
Observamos ontem que Paulo detonou a ideia judaica de identificar a circuncisão com a salvação. Hoje descobrimos que ele não terminou de abalar o sistema de crenças judaicas. Ele continua a desafiar a teologia da circuncisão e a garantia que isso trouxe a eles.
Ontem observamos em Romanos 2: 25 a firmação de Paulo que se os judeus, que haviam sido circuncidados, quebrassem a lei, eles então se tornariam como se nunca tivessem sido circuncidados. Hoje, no versículo 26, ele olha para o outro lado da moeda, indicando que os gentios, que não foram circuncidados, seriam considerados circuncidados se guardassem os requisitos da lei.
O que isso significa? Isso não indica que eles poderiam ganhar a salvação obedecendo à lei. Paulo negará especificamente essa possibilidade em Romanos 3. Em vez disso, ele está dizendo que os gentios estão em pé de igualdade com os judeus no que diz respeito às promessas de Deus. O corolário dessa posição é que os judeus enfrentam o julgamento de Deus tanto quanto os gentios.
O que Paulo disse chocou profundamente seus leitores judeus. Tradicionalmente, eles se imaginavam julgando os pagãos incircuncisos. Mas os papéis podem ser invertidos. O que conta para Deus não é o símbolo externo da circuncisão, mas uma atitude de entrega total para fazer a Sua vontade.
Esse conceito tem muito significado para os cristãos do século XXI. Muitos pensam sobre o batismo da mesma forma que os judeus pensavam sobre a circuncisão. Mas o batismo não é mágico. Como a circuncisão, é apenas um sinal externo de uma dedicação interna a Deus e à Sua vontade. O mesmo se aplica à membresia da igreja. Não há nada de salvador em pertencer a uma igreja, seja essa igreja Católica Romana, Batista do Sul, ou Adventista do Sétimo Dia.
A salvação, como Paulo explicará, vem da aceitação da graça de Deus pela fé. Uma pessoa salva buscará fazer a vontade de Deus. Nesse contexto, coisas como batismo e membresia na igreja têm um significado genuíno. Fora dele, eles não têm sentido. Em todas essas questões, todos os filhos de Deus – judeus e gentios – estão em pé de igualdade.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui