A corrupção do gênero humano
1Quando as pessoas começaram a se multiplicar sobre a face da terra e tiveram filhas, 2os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e tomaram para si mulheres, aquelas que, entre todas, mais lhes agradaram. 3Então o Senhor disse:
— O meu Espírito não agirá para sempre no ser humano, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.
4Naquele tempo havia gigantes na terra, e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes foram valentes, homens de renome, na antiguidade.
5O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau. 6Então o Senhor ficou triste por haver feito o ser humano na terra, e isso lhe pesou no coração. 7O Senhor disse:
— Farei desaparecer da face da terra o ser humano que criei. Destruirei não apenas as pessoas, mas também os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus; porque estou triste por havê-los feito.
8Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor.
A arca de Noé
9São estas as gerações de Noé.
Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. 10Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra. 13Então Deus disse a Noé:
— Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra.
14— Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora. 15Deste modo você a fará: seu comprimento será de cento e trinta metros, a largura, de vinte e dois; e a altura, de treze. 16Faça uma cobertura, deixando entre ela e a arca uma abertura de meio metro. Coloque uma porta lateral e faça três andares: um embaixo, um segundo e um terceiro. 17Porque vou trazer um dilúvio de águas sobre a terra para destruir todo ser em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra será destruído. 18Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos. 19De todos os seres vivos, você fará entrar na arca dois de cada espécie, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. 20Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo animal que rasteja sobre a terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a você, para que sejam conservados vivos. 21Leve com você todo tipo de comida e armazene-a com você; isso será para alimento, a você e a eles.
22Foi o que Noé fez. Conforme tudo o que Deus lhe havia ordenado, assim ele fez.
Esboço
Enoque profetizou que Deus virá “para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios.” (Judas 15)
C. O dilúvio, 6:1-9:17.
1. A degeneração dos antediluvianos, 6:1-13.
. A maldade do ser humano se multiplicou (Gênesis 6:1-7)
. Durante 120 anos Deus advertiu, através de Noé, acerca do Seu Juízo. Deus advertiu que existe um tempo de
graça e um tempo em que o Juízo de Deus cairá sobre os impenitentes (Gênesis 6:3-8)
Vídeos estudos
Textos Estudos