por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Para aqueles que, pela persistência em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade, [Deus] dará vida eterna. Mas para aqueles que buscam a si mesmos e rejeitam a verdade e seguem o mal, haverá fúria e ira.” Romanos 2: 7, 8, NVI.
Romanos 2: 7-10 elabora O significado do versículo 6. Em outras palavras, esses versículos continuam expondo o princípio de que a base do julgamento final de Deus estará no que as pessoas fizeram. Jesus ensinou o mesmo conceito no Sermão da Montanha: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em seu nome, não expulsamos demônios em seu nome, e fizemos muitas obras poderosas em seu nome?’ E então declararei a eles: ‘Eu nunca vos conheci; se afastem de mim, seus malfeitores’.
“Todo aquele que ouvir essas minhas palavras e as fizer será como um homem sábio que edificou sua casa sobre a rocha; e a chuva caiu, e as inundações vieram, e os ventos sopraram e bateram sobre aquela casa, mas aconteceu não cair, porque foi fundada sobre a rocha, e todo aquele que ouvir essas minhas palavras e não as fizer será como um homem tolo que edificou sua casa sobre a areia; e a chuva caiu e as inundações vieram e os ventos sopraram e bateram contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a queda dela” (Mateus 7: 21-27, RSV).
Tanto Paulo quanto Jesus estavam preocupados que os cristãos fizessem a vontade de Deus. A fé verbal ou até a chamada atividade cristã não era suficiente. Alguns cristãos parecem ter a ideia de que é errado pensar em recompensas, mas Paulo em Romanos 2: 7 não parece ter nenhum problema com as pessoas que têm os objetivos de “glória, honra e imortalidade” e “vida eterna”. Por outro lado, ele seria o primeiro a se opor a qualquer ideia de que eles possam receber tais recompensas por sua boa conduta. Essas coisas, ele é claro, são como dádivas de Deus (Romanos 6:23). É impossível para os seres humanos obter tais coisas através de seus próprios esforços. Mas a Bíblia não é contra os cristãos que contemplam tais dádivas durante suas lutas diárias. Deus quer nos dar todo o encorajamento de que precisamos quando perseveramos “em fazer o bem”.
Obrigado, pai, por nos fornecer uma luz no fim do túnel da vida. Ajude-nos a colocar essa luz em sua perspectiva adequada. Ajude-nos a servi-lo pelos motivos certos, para que sejamos encontrados na sua vontade quando Cristo voltar.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui