por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Eles sabem o decreto de Deus de que aqueles que fazem tais coisas merecem morrer.” Romanos 1: 32, RSV.
A vida na terra tem uma grande certeza – terminará! O Ceifador nunca cessa. Apenas espere. Sua vez chegará.
Por quê? Paulo fornece a resposta com absoluta simplicidade em Romanos 6: 23 “O salário do pecado é a morte”, um texto bastante em harmonia com a passagem de hoje. Também está de acordo com a advertência de Deus a Adão em Gênesis 2: 17. A morte é o resultado final do pecado, de nos separarmos de Deus, a fonte de toda a vida. Felizmente, Romanos 6: 23 não termina com uma sentença de morte. Deus não quer dar aos pecadores o que eles merecem. A passagem continua nos dizendo que “o dom de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor”.
Embora seja verdade que o pecado resulte em morte, não é disso que Paulo quer falar. Essa é a má notícia. O apóstolo deseja nos contar as boas novas (evangelho) de que Jesus morreu no lugar de todo pecador, que morreu “de uma vez por todas” (Hebreus 10: 10) para que possamos ter vida.
Ellen White, em The Desire of Ages [O Desejado de Todas as Nações], coloca bem quando escreve: “Cristo foi tratado como nós merecemos, para que possamos ser tratados como Ele merece. Ele foi condenado por nossos pecados, nos quais Ele não teve parte, para que pudéssemos ser justificados.” por Sua justiça, da qual não tínhamos participação, ele sofreu a morte que foi nossa, para que pudéssemos receber a vida que era dEle. ‘Pelas suas pisaduras somos curados'” (p. 25).
A boa notícia sobre a morte é que Jesus triunfou sobre ela. “Não temas”, lemos em Apocalipse 1: 17, 18: “Eu sou o primeiro e o último, e vivo; morri e eis que estou vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do inferno”. (RSV).
Cristo não apenas obteve vitória sobre a morte; Ele quer passar essa vitória a todos que aceitarem Seu “dom” da vida eterna. “Porque, como por um homem [Adão] veio a morte”, escreveu Paulo, “por um homem [Cristo] veio também a ressurreição dos mortos. Porque, como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15: 21, 22, RSV). Quando Cristo voltar “a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados” (versículo 52, RSV).
Sim, o pecado resulta em morte. Mas para o cristão a morte não é o fim. Os cristãos, argumenta o livro de Romanos, são salvos do pecado e de seus resultados (morte).
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui