por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
O evangelho. Romanos 1:16.
Você pode estar se perguntando sobre nossa leitura curta das escrituras hoje.
Ótimo! Continue se perguntando. Quero que você pense muito sobre a palavra “evangelho” e nada mais do que isso.
Deixe a própria palavra te ajudar a se aprofundar nela. Evangelho! Observamos mais de uma vez que se traduz do grego como “boas notícias”. Hoje, porém, queremos examinar as melhores definições de Paulo para a palavra.
A primeira vez que ela aparece está em Romanos 1: 16, 17, no qual Paulo descreve o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todos os que crerem, primeiro no judeu e também no grego. Porque nela se revela de fé em fé, e como está escrito: Os justos viverão pela fé” (RSV).
A segunda vez aparece em 1 Coríntios 15: 1-4: “Agora, gostaria de lembrar a vocês, irmãos, em que termos eu preguei a vocês o evangelho, o qual vocês receberam, no qual vocês se firmam, pelo qual vocês são salvos, se vocês o mantiverem firme – a menos que vocês tenham crido em vão. Pois eu vos entreguei em primeiro lugar o que também recebi, que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras, que foi sepultado, que ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as Escrituras, e que ele apareceu a Cefas, depois aos doze.” (RSV).
Uma terceira passagem, apesar de não mencionar a palavra “evangelho”, certamente destaca seu conteúdo. “Porque pela graça fostes salvos, por meio da fé; e isso não é obra sua, é dom de Deus – não por causa das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2: 8, 9, RSV).
Mas agora a justiça de Deus se manifestou à parte da lei, … a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem… [Eles] são justificados por sua graça como dom, através da redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação por seu sangue, a ser recebido pela fé.” (Romanos 3: 21-25, RSV)
Leia esses versículos várias vezes. Medite sobre seu significado. Saboreie as poderosas palavras do evangelho de “graça” e “fé”. E observe que o sacrifício, a morte e a ressurreição de Cristo formam o fundamento do entendimento de Paulo do evangelho.
Evangelho é uma palavra pequena. Mas que significa tudo para nós. Uma palavra que literalmente mudou o mundo. Louvado seja Deus por Seu dom em Jesus.
Louve a Deus pelas boas novas
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui