Dando um segundo passo com Paulo

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e maldade dos homens que, por sua a maldade suprime a verdade.” Romanos 1: 18, RSV.

Uau!

O que aconteceu? Nos últimos versículos tínhamos lido sobre graça, fé e salvação. O destaque foi a misericórdia. Mas Romanos 1: 18 começa com o estrondo da ira de Deus.

A chave da transição é a palavra “pois”. “Pois” vincula a apresentação do evangelho de Romanos 1:16, 17 aos próximos capítulos e sua discussão sobre o pecado. A palavra “pois” implica que precisamos do evangelho da salvação através de seu poder por causa da profundidade do pecado humano.

Assim, em Romanos 1: 18, chegamos à primeira grande transição no livro de Romanos. Nós encontramos Paulo nos versículos 1-17, nos quais ele apresentou o seu propósito de escrever o livro e seu evangelho. Agora estamos prontos para o segundo passo em nossa caminhada com Paulo através de Romanos.

Nosso segundo passo vai de Romanos 1: 18 a 3:20. Nesta longa seção, Paulo explora a profundidade e a universalidade do problema do pecado. Ele demonstra que “todos [judeus e gentios] pecaram” (Romanos 3: 23). Portanto, todos precisam da salvação de Deus pela graça, através da fé, com base na morte de Cristo na cruz (versículos 21-26).

Assim, devemos ver Romanos 1: 18 – 3: 20 como o diagnóstico de Deus do problema do pecado. O restante do livro trata da cura. Mas antes da cura, as pessoas precisam ver a profundidade do problema. O pecado é sério. Não podemos simplesmente ignorar isso. Isso levou à morte de Cristo, a solução de Deus para um mundo perdido.

A palavra “ira” é central na passagem de hoje. Aqui encontramos o lado crítico do caráter de Deus. Embora a ira na análise final tenha a ver com a destruição da maldade no fim dos tempos, ela também diz respeito aos resultados diários do pecado em nosso mundo comum.

Uma coisa é certa: Deus odeia o pecado! Ele odeia todas as coisas que ferem Seus filhos e se opõem ao Seu amor. Em seu amor, Deus se encontra forçado a lidar com o problema do pecado. Na parte central de sua carta, Paulo nos mostrará a cruz de Cristo como a resposta de Deus.

Enquanto isso, é em Romanos 1:18 que Paulo começa a lidar com o problema do pecado.

Pai nosso, hoje queremos agradecer a Ti por ver nossos problemas com tanta clareza e por cuidar de nós o suficiente para enviar Jesus em uma missão de resgate.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *