Os capítulos 1 ao 11 de Apocalipse tratam do que aconteceu entre a primeira vinda de Cristo e a volta de Jesus. Ou seja, na Era Cristã.
Os cidadãos da cidade eram trabalhadores na sua maioria pobres, ao contrário daqueles que vivem em Pérgamo. Cristãos em Tiatira, obviamente, não enfrentou o perigo de estilo de vida esplêndida da religião pagã. Nem foi sob a opressão de culto ao imperador ou ameaçado por oponentes judeus. A ameaça a esta igreja não veio de fora, mas de dentro. Tiatira era conhecido por suas muitas alianças comerciais; Pode ser que o perigo que ameaça a igreja nesta cidade veio diretamente dessas alianças comerciais. Um comerciante ou comerciante não poderia trabalhar e ganhar dinheiro a menos que você fosse um membro de sua aliança. Isso criou um problema real para os cristãos em Tiatira, porque não podiam participar da aliança. Os membros da guilda deve participar festivais em templos pagãos alianças e compartilhar uma refeição comunal que consistia principalmente de alimentos oferecidos ao deus patrono da corporação; O festival, muitas vezes terminou em embriaguez e atividades imorais. Aqueles que se recusaram a participar nas refeições sofreria ridículo e dificuldades de isolamento social e sanções econômicas.
02:19 As tuas obras, isto é, o seu amor e fé, que é o seu serviço e perseverança. conjunto grego kai (“Y”) atua aqui e exegeticamente, significando “ie” ou “ou seja”.
02:20 mulher Jezabel. “Jezebel” pode ser o nome simbólico de uma mulher de destaque na igreja de Tiatira que afirmava ter o dom profético e exerceu grande autoridade, que afirmou ter recebido de Deus. Ela é chamada Jezebel, o mesmo nome da esposa do rei Acabe, o Antigo Testamento, que corrompia a fé de Israel para entrar no culto idólatra de Baal e Astarte (1 Rs. 16: 31-33). Quem quer que tenha sido, “Jezebel” em Tiatira teve uma ampla influência na igreja.
Como mencionado anteriormente, o problema ardente na igreja de Tiatira era se os cristãos poderiam participar nas celebrações e festivais realizados pelas guildas mercantis e atividades associadas a eles. Jezebel era o líder de um movimento que promovia compromissos com os padrões do mundo, com influência persuasiva. Ela incentivou outros cristãos a participar em atividades associadas às guildas de mercadores, muitas vezes envolvendo sacrifícios aos deuses pagãos, bebida e comida, imoralidade sexual. Isso tudo foi feito “no interesse dos negócios e prosperidade comercial”. Seu ensino permissivo era o mesmo que a dos nicolaítas em Éfeso e Pérgamo […]. Ela pode ter sido um líder dos nicolaítas na igreja de Tiatira. A maioria das pessoas na igreja foi claramente seduzida pela profetisa para se comprometer e “para se prostituirem e comerem coisas sacrificadas aos ídolos.” (Ap 2:20).
02:23 Eu vou matar seus filhos. Esta é obviamente uma alusão aos setenta filhos de Acabe abatidos por Jeú (2 Rs. 10: 6-8). Apocalipse 2:20 deve, naturalmente, ser tomado simbolicamente.
Aquele que sonda os rins e os corações. Esta declaração é tirada de Jeremias 17:10 que examinar rins (frequentemente traduzido como “mente”) e os corações só pertence a Deus (cf. 1 Reis 08:39. Prov 24:12).
No mundo antigo, os rins foram considerados como “a sede das emoções” e o coração “a sede da inteligência ou vontade.”
02:24 Aqueles que não conhecem as chamadas profundezas de Satanás. Paulo fala de “coisas profundas de Deus” conhecimento que os cristãos podem experimentar através do Espírito Santo (1 Cor 2:10; cf. Rom. 11: 33-34.). A frase “as coisas profundas de Satanás, como se costuma dizer” se refere a ensinamentos desviados do Nicolaítas que podem ser descritos resumidamente da seguinte forma: um cristão que tem um conhecimento das “coisas profundas de Satanás” (que tem experimentado o pecado em sua plenitude) é capaz de desfrutar de total liberdade em Cristo e pode ter uma apreciação real da graça. Aqueles que permaneceram na “instrução elementar dos apóstolos, que tinham medo de participar das atividades das corporações comerciais e mantidos à parte do mundo” deve ser visto com piedade.
Não vou colocar em cima de você outra carga. A linguagem aqui está relacionada com a conclusão do decreto do Concílio de Jerusalém: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, e de coisas estranguladas e da prostituição “(Atos 15: 28-29.).
A mensagem para a igreja em Tiatira é a mais longo das sete. Para os cristãos lá, Jesus vem como o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés como bronze polido ( cf. Apoc. 1: 14-15). Na visão introdutória Jesus aparece como “filho de homem” (1:13), mas aqui é o Filho de Deus. Sua descrição nos lembra o mensageiro divino em Daniel: “Seus olhos, como tochas de fogo, os braços e os pés como cor bronze polido” (10: 6). olhos flamejantes simbolizam a capacidade de penetração de Cristo para ver a parte mais íntima do ser humano. Pés como bronze polido significa a sua estabilidade intransigente. A igreja é, evidentemente, sob intenso escrutínio e discernimento cuidadoso da que sonda os rins e os corações. (Apoc. 02:23).
Avaliação de Jesus da igreja (2: 19-23). A igreja em Tiatira é claramente uma igreja dividida. Superficialmente, é uma igreja muito ativa, cheia de amor e fé e perseverança manifestada em serviço. Amor e fé caminham juntos no Novo Testamento (cf. Gal 5: 6; Ef 1:15; 06:23; 1 Tessalonicenses 3: 6; 2 Timóteo 1:13; O serviço é o resultado do amor (1 Tessalonicenses 1:3), e perseverança o produto da fé (Cl 1.23; 2 Tessalonicenses 1: 4; Hb 06:12). No livro do Apocalipse, fé e perseverança são as principais características das pessoas fiéis de Deus (14:12; cf. 13.10). Além disso, Tiatira é uma igreja que melhora porque suas obras são maiores do que a primeira.
Nos olhos de Cristo, no entanto, uma igreja ativa nem sempre significa uma igreja fiel. Como Barclay nota, a ameaça para a igreja não chegou a ele de fora da igreja: perseguição, culto pagão atraente, ou o culto do imperador. A ameaça veio de dentro, daqueles que afirmam a autoridade de Deus, mas tinha se desviado da igreja com as doutrinas mais perigosas da igreja cristã, […]. Este grupo apóstata é chamada Jezebel, a rainha do Antigo Testamento, que liderou Israel ao pecado, substituindo o culto do verdadeiro Deus com a adoração de Baal. Jezebel em Tiatira,
Na igreja primitiva, as mulheres também receberam o dom da profecia (Lucas 2:36; Atos 21: 9). O dom de profecia foi altamente respeitado, porque foi considerado que os profetas receberam revelações diretamente de Deus.
Jezebel em Tiatira alegou ter o dom de profecia; […] ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos. Isso é o que encontramos nas igrejas de Éfeso e Pérgamo. Embora essas duasigrejas fossem perseguidas pelo mesmo falso ensino, a igreja em Tiatira, como claramenteindicado pelo texto grego, permitiu ou tolerou a sua presença. A profetisa ensinouabertamente e promoveu o compromisso com os padrões do mundo, e fê-lo com grandesucesso, como a maioria da congregação seguindo seus ensinamentos sedutores. Apenasuma minoria, “restos”. (Apoc. 2:24), não sucumbiram à sua influência persuasiva e permaneceramfiéis ao evangelho que João pregou. Enquanto na igreja em Éfeso faltava amor ardente efocado apenas em obediência a Deus, tornando-se assim legalista e grave para tratar econtrolar aqueles que não eram doutrinariamente bons, a igreja em Tiatira foi para o outroextremo.
A Cristo não vai agradar a atitude comprometida desta mulher e seus seguidores. Então, Ele tomou algumas medidas decisivas. em primeiro lugar, Eu dei tempo para você se arrepender. Porque persistentemente se recusou, Ele ameaçou trazer sobre ela grande tribulação, e aqueles que cometem adultério com ela (ou seja, seus seguidores). Na Bíblia, a falta de fidelidade a Deus é frequentemente expressa em termos de adultério (Êxodo 34: 15-.16; Dt 31:16; Hos 9 :1, Mateus 00:39; Mar 08:38). Aqui, Jezebel e sua empresa, que tentou se envolver com o mundo e em conformidade com ela, é descrito como cometer infidelidade espiritual. Portanto, como uma etapa final, Jesus ameaçou: Eu vou matar seus filhos com a praga. Esta é uma ameaça muito séria, embora isto deve ser tomado simbolicamente.
E todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, e darei a cada um de vós segundo as suas obras ( 02:23).
Escrutinar os rins (a sede das emoções) e os corações (a sede da inteligência ou a vontade) só pertencem a Deus (Jer 17:10 ; Cf. 1 Reis 8:39; Prov 24:12). Cristãos em Tiatira foram sob o olhar examinando de quem é capaz de penetrar os pensamentos, sentimentos e motivações mais íntimos condutores. Nada é escondido do olhar penetrante de Cristo (Hb. 4:13).
O conselho de Jesus para a igreja (2: 24-25). Jesus chamou aqueles que permaneceram fiéis em Tiatira como “restos”. Esta frase é usada no Livro do Apocalipse em um sentido especial com referência aos fiéis de Deus no tempo do fim (12:17). Estes remanescentes são o não chegaram a conhecer as profundezas de Satanás. O verbo “conhecer” na Bíblia significa mais do que a informação intelectual; denota o conhecimento que vem através da experiência, incluindo o sexo (Gn 4: 1; 19: 5, 8). Este remanescente não se envolveu em adultério espiritual em suas vidas para experimentar as profundezas do ensino enganoso de Satanás, mas manteve-se leal e afetado por seu engano. E Jesus promete: Não vou colocar outra carga sobre você, exceto, segure o que você tem até que eu venha. “Outra acusação” claramente se refere à instrução deu aos apóstolos no Conselho de Jerusalém (At. 15: 28-29).
A promessa ao vencedor (2: 26-28). Os vencedores de Tiatira, aqueles que permanecem fiéis a Cristo, recebem uma promessa de casal. Primeiro, lhes serão dadas autoridade sobre as nações. […]
Jesus foi dada a autoridade para governar as nações (Ap 12: 5; 19:15; cf. Mateus 28:18; Apocalipse 12:10). Para a igreja em Tiatira, foi dada a promessa de que o dia virá quando o verdadeiro e fiel remanescente irá partilhar a autoridade com Jesus; e reinarão com Ele (cf. Ap 1: 6, 3:21). Cumprindo a promessa dada no Salmo 2 é realizada em Apocalipse 20-22, quando o povo de Deus estiver no trono e reinar com Jesus nos lugares celestiais.
Uma segunda promessa é dada: E eu darei a estrela da manhã. Em Apocalipse 22:16, Jesus é chamado de “estrela da manhã brilhante.” Tudo isso nos lembra da profecia de Balaão: “Estrela de Jacó sairá, e cetro subirá de Israel” (Nm 24:17.). Como diz Barclay, “A Promessa da Estrela da Manhã é a promessa do próprio Cristo.” Não só os vencedores vão estar com Cristo, e reinarão com ele, mas terá fim e relação especial com ele; Eles nunca perderam e Eles vão ficar com Ele para sempre.
Chamada para ouvir o Espírito. A experiência de uma minoria de crentes na igreja de Tiatira mostra que amor e na fé expressa no serviço e perseverança cristã, pode ser experimentada mesmo nas igrejas onde a maioria optou por seguir um caminho de compromisso com os padrões do mundo e em conformidade um estilo de vida não-cristã.
Serviço cristão e perseverança são o resultado da operação e a influência transformadora do Espírito Santo no coração, e não são condicionados por circunstâncias favoráveis. Aplicação histórica. Ele aplicou historicamente, a Idade Média, ou os chamados Idade das Trevas (a partir do sexto século, para a XVI), é bem adequado para o tempo da igreja em Tiatira. Foi um período difícil e escuro na história da igreja cristã, quando a tradição da igreja substituiu a Bíblia como fonte de ensino e comportamento. Em vez de ensinar a verdadeira doutrina e comportamento bíblico, a igreja estava promovendo ensinamentos e coisas pecaminosas e falsas ações antibíblicas. Assim, as pessoas se desviaram da simplicidade do evangelho; as obras passaram a ser vistos como um meio de ganhar a salvação. Aqueles que resistiram à apostasia e as influências corruptoras da igreja institucional, experimentaram a rejeição e perseguição. Para o fim deste período, muitas vozes reformistas foram levantadas.” (Ranko Stefanovic)
Comentário Vídeo 1: Dr Ranko Stefanovic – Parte 4 – Assista esse vídeo somente até o tempo 29:50
Apocalipse Hoje | 1ª Temporada | Estudo Nº 6 – Pastor Tomaz Amaral
Comentário Pastor Mark Finley
Comentário: Dr. Rodrigo Silva
Livro: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse
Estudar Capítulo 15, páginas 98-100
História da igreja de Jesus: Tiatira