Leitura Bíblica: Leia Daniel Capítulo 8
Calamidades do Fim
Para que tempo as profecias de Daniel se aplicam? Qual é a época específica de que falam? Veja Daniel capítulo 12:4: ‘Quanto a você, Daniel, encerre as palavras e sele o livro, até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o saber se multiplicará.’ Preste atenção agora ao verso 6: Um deles perguntou ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio:
— Quando se cumprirão estas maravilhas?’
Vamos um pouco mais adiante. Verso 8: Eu ouvi, mas não entendi. Então perguntei: — Meu senhor, qual será o fim destas coisas?’
Verso 9: Ele respondeu:
— Siga o seu caminho, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até o tempo do fim.’
Verso 13: — Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança.’ Então, qual é a palavra que aparece ecoando como um glorioso refrão nos versos que lemos? Fim. Daniel diz que suas profecias se aplicam a um específico período de tempo — o fim. Estamos de fato vivendo no fim dos tempos. Um momento crítico, quando conflitos étnicos e tribais estão eclodindo e proliferando; um tempo em que os desastres da Natureza se repetem com frequência assustadora em todo o mundo, e fomes, terremotos, incêndios e enchentes são seu legado devastador; um tempo em que o crime aumenta vertiginosamente, põe-se longe do controle das autoridades, e a união da família se desintegra como bolhas de sabão. Sim, também um tempo de profunda instabilidade social. Olhando ao redor, podemos entender com muita clareza o apelo de Jesus para lermos e entendermos as profecias de Daniel. Esse livro é vital! Todos os 66 livros da Bíblia são importantes, todos eles são significativos, todos supremos, mas foi Daniel que Jesus, nosso Salvador e Senhor, destacou. Aceite o conselho do Mestre dos mestres.
Algumas vezes parece que o falso estigma de que os bons sempre perdem e os maus sempre vencem é verdadeiro. Homens maus são valorizados, homens bons são desvalorizados, mas a verdade sempre triunfa e os bons alcançarão a vitória.
Alcançamos o oitavo capítulo de Daniel. No capítulo anterior vimos que um pequeno, mas poderoso chifre iria surgir, um poder político-religioso que sairia do império romano com pretensões de trocar a Palavra de Deus pela tradição, a lei de Deus pela lei dos homens, os ensinamentos divinos por ensinamentos humanos e modificaria os mandamentos de Deus.
Para melhor compor a análise deste capítulo recordemos por uns momentos o que se acha escrito em Daniel 7:27-28 :
‘O reino, o domínio e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.
— Aqui termina a explicação. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram, e o meu rosto se empalideceu. Mas guardei estas coisas em meu coração.”
Daniel viu o que aconteceria na Terra, a marcha da história humana, o curso dos reinos terrenos. Penso que algumas vezes seria muito bom se pudéssemos esquecer o que acontece ao nosso redor, e pensar sobre o que acontece acima de nós. Seria bom esquecer os problemas, provações, dificuldades e dores de cabeças que temos na Terra e olharmos, através da fé, a sala do trono de Deus. ―Mas o tribunal se assentará em juízo, e lhe tirará o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até o fim. O reino e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.
Daniel 7 termina com alegria e felicidade aquele capítulo. Vê a espécie humana toda obedecendo e servindo a Deus. A Bíblia diz: ― ‘… e todos os domínios servirão e obedecerão a Ele’. Quando Deus criou a Terra, no Jardim do Éden, Adão e Eva foram enganados pelo pai do mal e comeram o fruto da árvore do bem e do mal e, como resultado, perderam o Jardim do Éden. Tornaram-se rebeldes. Nosso planeta é um mundo revoltado, cheio de destruição. Quando Adão e Eva pecaram, abriram as portas deste mundo para sofrimentos, morte, desastres, angústia e problemas. Jesus veio para mostrar que homens e mulheres, vivendo neste mundo, com todas as tentações de Satanás, poderiam ainda obedecer e servir a Deus. Na verdade, em João 8:29 encontramos o lema da vida de Jesus. Num mundo desobediente, Cristo foi obediente; num mundo rebelde, Cristo foi leal. Com toda propriedade pôde Ele afirmar: ‘―Aquele que Me enviou está comigo; Ele não Me deixou só, pois sempre faço o que Lhe agrada.’ Jesus colocou em seu coração honrar o Pai.
Em Daniel 7 está escrito que um dia o mundo inteiro irá adorar e obedecer novamente a Deus. No capítulo 8 o conflito intensifica-se. O profeta focaliza eventos que acontecerão no fim dos tempos. Mais uma vez Deus antecipa o conhecimento dos acontecimentos finais da Terra.
No capítulo 8 de Daniel os animais usados para representar as nações não são mais o leão, o urso, o leopardo e o dragão.
‘Levantei os olhos e eis que, diante do rio, estava um carneiro, que tinha dois chifres. Os dois chifres eram compridos, mas um era mais comprido do que o outro; e o mais comprido apareceu por último. Vi que o carneiro dava chifradas para o oeste, para o norte e para o sul, e nenhum animal podia resistir a ele, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder. Ele fazia o que bem queria e, assim, se engrandeceu cada vez mais.
Enquanto eu procurava entender isso, eis que um bode vinha do oeste percorrendo toda a terra, mas sem tocar no chão. Esse bode tinha um chifre bem visível entre os olhos. Foi na direção do carneiro que tinha os dois chifres, que eu tinha visto diante do rio, e correu contra ele com todo o seu furioso poder.’
Há um combate entre o carneiro e o bode. O carneiro baixa sua cabeça e o bode também e eles trocam manadas. É vital que consideremos um ponto: o carneiro e o bode eram animais usados no ritual do santuário. Deus quer nos dizer alguma coisa mediante o uso do simbolismo do carneiro e do bode. Ele quer que saibamos que mesmo antes de começarmos a estudar essa profecia, o Senhor nos está chamando a atenção para o santuário.” Continuamos este texto aqui
Neste link você encontrará vários comentários e vídeos sobre Daniel 8
Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse
Estudar o Capítulo 9, páginas 51 – 53:
Animais e o Santuário
Purificação do Santuário Celeste
O Carneiro de Dois Chifres
O Chifre Pequeno
Se você quiser adquirir o livro clique neste link Entenda as Grandes profecias de Daniel e Apocalipse