Faça a leitura Bíblica de Daniel 3
Amo estes versos e quero esta verdade na minha vida.
“Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.”
Livro 1: Encontro com Deus – CPB:
Pastor Amin Rodor
“A atitude de ‘desobediência civil’ dos três hebreus não passou despercebida. Aquele tipo de gente que gosta de mostrar quão ‘leais’ eles são foram fazer suas arengas ao rei. Eles envenenaram a situação, dizendo ao monarca: ‘Esses hebreus estão praticamente debochando de você, não dando a mínima para sua estátua, para os seus deuses e para suas ordens’ (ver Daniel 3:12)
Tive a oportunidade de servir aos jovens da antiga União Este Brasileira. Tinha então um amigo com um extraordinário senso de humor, que, para desmistificar a teimosia de Nabucodonosor, costumava referir-se a ele como ‘Nabuco’.
Pois bem, ‘Nabuco’ ficou irritadíssimo. Mandou trazer os hebreus. Mas esses não se deixaram intimidar. Curioso é que não há nada de fanático ou arrogante na atitude deles. Eles haviam ido até onde era possível ir a boa consciência. Foram mesmo até a planície. Mas, no momento certo, a consciência bradou: ‘Nem mais um passo além’. Eles reconheceram a autoridade do rei, mas a lealdade final deles pertencia ao Ri dos reis. ‘Nabuco’ deve ter dito: ‘Rapazes, parece que vocês não entenderam bem a situação. Vamos começar tudo de novo. Desta vez é para valer: ‘O tema do livro aparece novamente aqui: ‘E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?’ (v.15)
Impressiona-me a serenidade da resposta: ’Quanto a isto não necessitamos de te responder’ (v. 16). A decisão de lealdade já havia sido tomada muito antes. A resposta é polida e firme: ‘Não precisamos mais perder tempo.’ Note, se você esperar o momento da crise para pensar no que vai fazer, aí, provavelmente, já terá perdido a batalha.
Os três hebreus estavam preparados para as consequências finais. Eles não tinham nenhum plano alternativo. Deus não os libertou imediatamente, mas resolveu andar com eles no fogo. ‘Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? […] Eu, porém, vejo quatro (v. 24 – 25). Esse é um chamado veemente à não conformidade com a maioria. Para a glória de Deus, o testemunho desses homens tem brilhado como uma joia rara, servindo de estímulo aos fiéis que viriam depois. A vitória deles é uma prefiguração da vitória dos que se mantêm leais a Deus contra as seduções de Babilônia.”
Neste link você encontrará vários comentários e vídeos sobre Daniel 3
Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse
Estudar o Capítulo 6 no período de 09 à 11.03, páginas 33 – 34
. Deus rege por sobre o castigo dos homens
Se você decidir fazer os estudos do Ano Bíblico 2021 do Nossas Letras será de grande importância que você adquira o livro Entenda as Grandes profecias de Daniel e Apocalipse