Leitura Bíblica:
“Deus continuou:
— Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar.” Gênesis 22:2
Livro 1: Encontro com Deus – CPB:
Pastor Amin Rodor
Abraão entra na história bíblica como um ilustre anônimo. Uma noite, o Senhor o leva para fora de sua tenda e manda que ele olhe para o céu, o firmamento estrelado (Gn 15:5), indicando que sua descendência seria incontável como aqueles milhões de pontos luminosos. Promete-lhe incontáveis gerações. Reis viriam dele. Diz-lhe que o próprio Messias nasceria de sua linhagem (Gn 17:4-8). Para Abraão isso era confuso, visto que ele não tinha nenhum filho, e a esposa, para complicar, era estéril. Mais desconcertante ainda é que, depois disso, Deus tornou-Se estranhamente silencioso acerca da questão. Pelo que indica a Bíblia, Ele não tocou mais no assunto.
O tempo passou. Sara atingiu a menopausa, e eles sabiam o que isso significava. O que antes era difícil tornara-se impossível. Abraão tinha 100 anos; Sara, 90. Ainda não tinham nenhum filho. É apenas no capítulo 21 que encontramos o relato em que Sara concebe: “Deu à luz um filho a Abraão na sua velhice” (Gn 21:2, 3). O milagre acontece. Uma criança nasce, contrariando as leis naturais. Abraão agora julgava entender a Deus. O futuro parecia assegurado.
Mas você sabe que a história não termina aí. No capítulo 22, Deus volta a Abraão. Sem qualquer advertência, sem qualquer preparo, sem mesmo uma introdução ou explicação, simplesmente entrega uma pequena mensagem: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, […] oferece-o ali em holocausto.” Você pode imaginar o estado mental desse homem? Afinal, aquele era Isaque, o filho da promessa, de quem o futuro dependia. E não há qualquer registro de que Deus tenho dito: “Abraão, Eu sei que isso pode lhe parecer confuso. Mas confie em Mim. Eu sei o que estou fazendo.” Não há nada deste gênero.
Você vê o que Deus está dizendo a Abraão por meio desse evento? E o que Ele também está dizendo a todos nós? O que o Senhor está demonstrando é que o futuro realmente não depende de Isaque, mas dEle. E Deus diz o mesmo a você, em meio às questões e quebra-cabeças da vida. O futuro não depende dos “Isaques”: familiares, emprego, conta bancária, recursos, saúde ou os amores que nutrimos e em que confiamos. Esses podem nos trair e abandonar. Seu futuro não depende de seus “Isaques”, mas de Deus. Essa é uma grande lição a aprender!
Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse
Continuidade do estudo dos dias 01 a 07.01, páginas 3 a 6
No Princípio Deus – páginas 3 a 6
Capítulo 1:
. O Início de Tudo:
1. A Eternidade Passada – O Concílio da Trindade
2. O Estabelecimento do Santuário Celestial
3. A Criação dos Anjos
4. Início da Rebelião no Céu
5. Deus Responde a Rebelião de Lúcifer
. A Criação
6. a Criação dos Céus e da Terra
. A Criação do ciclo Semanal
7. A Criação do Homem e da Mulher
8. O Amor, A Lealdade e a Fidelidade do Homem na Provação
. O Livro de Gênesis
Caso você queira refletir um pouco mais sobre os tópicos deste período de leitura recomendamoseste link, procure nos itens: Deus criou os anjos, A Origem do Male do Sofrimento, a Criação e Queda da Humanidade, O Plano de resgate da Humanidade, a Geração Pré – Diluviana
. A Queda de Lúcifer
. Qual o Propósito Eterno de Deus para a Humanidade?