Leitura Bíblica: I Coríntios 11:28 e 29
“Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.”
O Livro de 1 Coríntios
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB
Aqueles que Jesus condena em Mateus 7:21-23 sofrem de um problema chamado engano próprio. Pensam que estão certos, quando estão errados – redondamente errados.
Isso é terrível. Talvez você esteja se perguntando como poderá saber se não está enganado a respeito de sua condição diante de Deus.
Em primeiro lugar, é importante evitar as falsas doutrinas de segurança. Algumas pessoas querem nos convencer de que justificação equivale à salvação. Tudo o que você precisa fazer é crer, e ficará tudo bem. Diga apenas: “Senhor, Senhor”, e você estará salvo. E exatamente contra esse tipo de doutrina que Jesus está advertindo em Mateus 7:21.
A certeza cristã da salvação é uma doutrina bíblica, mas se baseia no viver santo daqueles que foram justificados e nasceram de novo. De acordo com Jesus, em Mateus 7, a certeza pertence “aos que fazem” a vontade do Pai.
Uma segunda coisa que podemos fazer para evitar o engano a respeito de nossa própria condição diante de Deus é examinar a nós mesmos. Paulo recomenda que examinemos a nós mesmos, se realmente estamos na fé (II Cor. 13:5). Esse exame precisa ser feito à plena luz das Escrituras. Devemos perguntar honestamente a nós mesmos por que estamos fazendo certas coisas e que motivos se acham por trás de nossas palavras e ações. Precisamos encarar sinceramente a verdade, caso estejamos fazendo coisas boas por interesse pessoal.
Uma terceira coisa que podemos fazer para evitar o engano próprio é corrigir nossas prioridades. Primeiramente, Deus quer nosso coração; quer que tenhamos com Ele um relacionamento amoroso, que nos leve à obediência em todas as coisas. E aqui é importante ser honesto. Alguns de nós estamos prontos a ser obedientes nas áreas de que gostamos, embora evitemos a fidelidade em outras áreas. Deus quer que aceitemos a Bíblia toda e a coloquemos em equilibrada prática.
O engano é um perigo real, mas não precisamos ser enganados. Deus traçou um caminho claro e nítido diante de nós, caso estejamos dispostos a segui-Lo sem reservas.
Estudo perfeitamente claro sem mais delongas desnecessárias e extremamente esclarecedor!!!