Ano Bíblico 2020 – 305° Dia – Cheque em Branco – Mateus 7: 7

Leitura Bíblica: Mateus 7:7

“— Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Será que isso é realmente verdade? A oração é um cheque em branco? Deus dá aos crentes tudo quanto pedem?

Tenha cautela aqui. Entramos em grande dificuldade quando alteramos textos ou apanhamos declarações fora do contexto e depois as generalizamos de maneira irresponsável.

Sejamos honestos nesse ponto. Deus já lhe concedeu tudo quanto você pediu? Por que não? Como isso afetou a sua fé?

Essa afirmação sobre a oração é uma promessa absoluta do que Deus fará em nosso favor, mas possui um contexto bem definido. Esse contexto é o juízo, o tema que atravessa todo o capítulo sete de Mateus. Precisamos ver nossa vida terrena como uma escola na qual construímos o caráter para a vida por vir. Deus quer que estejamos preparados para a vida eterna. Assim sendo, está disposto a dar-nos tudo quanto precisamos para o desenvolvimento cristão simétrico.

Os primeiros seis versos de Mateus 7 trataram do problema de julgar os outros e ser mais exigentes com eles do que somos conosco mesmos. Eles nos dizem que, em grande medida, os juízos injustos que pronunciamos repercutirão sobre nós mesmos. Ao reconhecer nossas fraquezas, clamamos: “Quem é suficiente para estas coisas? Como podemos viver à altura de um padrão como esse?” A resposta de Cristo é que Ele nos dará o que precisamos, se pedirmos, buscarmos e batermos.

O que é verdade para Mateus 7:1-6 é verdade para todo o Sermão do Monte. Ficamos desalentados quando vemos as exigências da verdadeira justiça. E no contexto dessas exigências que Cristo oferece Sua graça, para que possamos viver a vida cristã. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”

Realmente temos um cheque em branco, em Mateus 7:7, para a graça de Deus. Os imperativos de Cristo são humanamente impossíveis de ser cumpridos. Os que levam a sério as tremendas exigências do Sermão do Monte devem também levar a sério a boa vontade de Deus em nos ajudar. Os que pedem, buscam e batem por auxílio, não ficarão decepcionados.

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *