Leitura bíblica: Efésios 4:15
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”
O Livro de Efésios
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Os cristãos devem ter o desejo de ajudar as pessoas, mas essa “ajuda” deve proceder de motivos puros e espírito correto. Todo desejo de criticar, toda exultação pelo mal alheio e toda disposição de criticar devem ser banidos. Devemos sempre lembrar-nos de que não existe pecado mais grave do que o de ter um espírito condenatório.
Bem, você deve estar se perguntando, como podemos prestar ajuda a alguém, de forma que seja uma ajuda real? D. Martyn Lloyd-Jones oferece várias sugestões. Na primeira, ele pede para lermos diariamente I Coríntios 13 (o grande capítulo do amor). Por que não fazer isso agora? Pense por um momento: que conselho específico desse capítulo você poderia aplicar à sua vida hoje?
Na segunda sugestão, procure lembrar-se das afirmações que você fez a respeito dos outros. Sente-se, analise essas declarações e pergunte a si mesmo o que elas realmente significam. No passado eu achava essa providência muito dolorosa. Ao tratar com outro colega, eu fizera afirmações que, no espírito e no conteúdo, nem de longe eram cristãs. Isso não significa que a pessoa em questão não tivesse algumas faltas clamorosas, mas quando sentei e elaborei minha tática, passei a reconhecer que toda a minha abordagem contradizia o próprio evangelho que eu pensava estar defendendo. Isso é assustador. Existem traves em cada canto de nossa vida.
A terceira sugestão é a seguinte: Lembre-se de que retirar algo do olho de alguém é uma operação delicada. Nenhum órgão do corpo é mais sensível do que o olho. Ao tratar do olho, precisamos usar simpatia, paciência, calma e cálculo. Essas qualidades precisam ser transferidas para o domínio espiritual ao lidarmos com outras pessoas. Conforme disse Paulo, precisamos aprender a falar a verdade em amor. Realmente sou grato às pessoas que me abordaram dessa maneira quando tiveram de me confrontar. Esse sentimento contrasta com o despertado por aqueles que se aproximaram de mim como o proverbial touro numa loja de porcelana.
Agradeço-Te hoje, ó Senhor, pelos espíritos gentis. Que o meu também possa melhorar.