Ano Bíblico 2020 – 290° Dia – O Lado Inverso da Quinta Bem-aventurança – Mateus 12:7

Leitura Bíblica: Mateus 12:7

“Mas, se vocês soubessem o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício”, não teriam condenado inocentes.”

O livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Ser misericordioso é um item importante na maneira como Mateus entende a mensagem evangélica. Um dos aspectos do ser misericordioso é não julgar os outros, não condenar, nem ser hipercrítico das ações e motivos dos outros.

Algumas pessoas acham que Mateus 7:1 (“Não julgueis e não sereis julgados”) seja a quinta bem-aventurança (“Bem-aventurados os misericordiosos”) ao inverso. A misericórdia também está no coração da quinta petição da Oração do Senhor: “Perdoa-nos as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores.” E misericórdia é, com certeza, o coração da ordem contida em Mateus 5:48, onde somos ensinados a ser perfeitos como Deus é perfeito. Vimos alguns meses atrás que essa declaração surge no contexto do amor misericordioso de Deus, tanto por Seus inimigos como por Seus amigos. Ele faz descer o sol e a chuva sobre todos, independentemente do mérito pessoal ou da falta de mérito do beneficiado. Essa ligação é melhor explicitada em Lucas 6:36, que interpreta a declaração de Jesus de sermos perfeitos como o Pai, de sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso.

Misericórdia é um fato que atravessa todo o Sermão do Monte, o primeiro Evangelho e todo o Novo Testamento. O dom de Deus em Jesus é um ato de misericórdia. E o juízo final, de acordo com Mateus 25:31-46, levará em conta o fato de os crentes em Jesus terem ou não internalizado o caráter misericordioso de Deus.

Ser implacável ou ser misericordioso são extremos opostos. E significativo que ambas as atitudes sejam enfatizadas repetidas vezes no Novo Testamento. Essas são as características centrais dos dois lados na grande batalha entre Cristo e Satanás.

Nosso problema humano é que, desde o nascimento, temos a tendência de julgar os outros. Inclinamo-nos para o mal. Jesus, porém, quer entrar em nossa vida e fazer-nos propender para os princípios do reino de Deus. Ele deseja que a misericórdia se tome a característica central de nosso ser, e almeja erradicar de nós todo espírito condenatório.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *