Leitura Bíblica: Lucas 12: 15
“Então lhes recomendou:
— Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem.”
O Livro de Lucas
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Mundanos espirituais! O mundo está cheio deles. A igreja está cheia deles. Mas quem são eles? O que significa ser mundano espiritual?
Talvez a melhor definição seja esta: pessoas que possuem um ponto de vista correto sobre a salvação, mas que são mundanas em seus pensamentos sobre a vida em geral. Ou seja, elas são corretas quando falam sobre salvação, mas parecem pagãs quando falam sobre a vida diária: têm uma filosofia mundana. Andam preocupadas com casas, roupas e carros. Estão sempre falando sobre riquezas, bens e posições. São essas as coisas que realmente as dirigem. Dependem dessas coisas para serem felizes ou infelizes. Isso, diz Jesus, é ser como os gentios, ser como os que não conhecem a Jesus como Senhor, nem a Deus como Pai.
Os cristãos não são controlados por coisas. Sua felicidade central não vem da posse de coisas, nem sua infelicidade central deriva da perda delas.
Ser um mundano espiritual é, sem dúvida, uma condição grave, da perspectiva do Novo Testamento. Mas como as pessoas sabem se estão sofrendo desse mal?
Algumas perguntas podem nos ajudar a fazer o diagnóstico. Para onde, por exemplo, dirijo meus pensamentos quando tenho tempo livre? O que enfatizo mais em minhas conversas? O que me faz feliz ou infeliz? Quando acontece algo preocupante, minha reação é essencialmente diferente daquela que eu teria se não fosse cristão?
A pura verdade é que as únicas coisas realmente valiosas são aquelas que continuarão a ter valor daqui a 10.000 anos. A perspectiva cristã da vida se encontra no extremo oposto tanto do mundanismo comum quanto do mundanismo espiritual.
Senhor, Tu sabes como é fácil para mim estabelecer prioridades erradas. Ajuda-me hoje a deixar para trás todas as formas de mundanismo e marchar em direção à esfera do cristianismo autêntico.