Leitura Bíblica: Mateus 6:32
“Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.”
O Livro de Mateus
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
O terceiro argumento de Jesus contra a preocupação é que ela é pagã, se não for ateísta. Preocupar-se com bens materiais, reputação ou mesmo a salvação é agir como os que não possuem fé ou confiança. Uma característica de muitos gentios ou não crentes é ter toda a vida centralizada nas coisas que possuem. Ficam felizes ou infelizes conforme ganham ou perdem as coisas.
Os pagãos aqui são aqueles que não têm fé em Deus e que se entregam às preocupações. Eles não entendem que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16. Não compreendem a realidade de que o Criador é um Pai amoroso que cuida de cada pessoa com um amor que excede em muito ao amor humano (Luc. 15:11-32). Ainda não entenderam o fato de que Jesus está voltando à Terra para pôr um fim ao problema do pecado e preparar uma nova Terra para Seu povo, onde não mais haverá dor, doença, destruição e morte: um lugar onde a fonte da preocupação humana não mais existirá (João 14:1-3; Apoc. 21:1-4).
A preocupação é, em sua essência, desconfiança de Deus. O cristão preocupado é uma contradição. O crente não pode ser vencido pela preocupação porque conhece o amor de Deus e acredita nesse amor.
Quando compreendermos realmente nosso Deus, não teremos mais preocupações. Quando nos dermos conta do amor que Ele tem por nós, nossa ansiedade se dissipará como a névoa ao ser atingida pelos cálidos raios do sol matinal.
Com a sugestão de que preocupar-se é agir como alguém que não conhece a Deus, Jesus atinge o clímax do Seu argumento contra a preocupação. Os preocupados não conseguiram aprender a lição da natureza, de que Deus cuida de Sua criação. A preocupação não é apenas uma coisa inútil; é também pagã. Nos dois versos a seguir Jesus irá sugerir maneiras de vencer a preocupação.
Leitura Complementar:
