Ano Bíblico 2020 – 247° Dia – A Natureza da Escravidão – Mateus 6:24

Leitura Bíblica: Mateus 6:24

“— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Esse versículo soava, sem dúvida, mais vigoroso para o mundo antigo do que para nós. O verbo traduzido como “servir” vem de doulos, que é nossa palavra para “escravo”. A palavra traduzida como “senhor” é /curios, um termo que denota posse absoluta e é quase sempre vertida como “senhor” no Novo Testamento. Portanto, a ideia contida em Mateus 6:24 é a de que ninguém pode ser escravizado por dois donos ou dois senhores ao mesmo tempo.

Para compreender todo o impacto dessa afirmação, precisamos entender que no mundo antigo um escravo não era considerado uma pessoa, mas uma ferramenta viva. Os escravos não tinham direitos pessoais. Achavam-se completamente sob o domínio de seus senhores, que podiam fazer com eles o que bem entendessem. Os senhores podiam vender os escravos, bater neles, expulsá-los de casa e até matá-los.

Uma segunda coisa a observar é que no mundo antigo os escravos não tinham tempo para si próprios. Todo o seu tempo pertencia a seu senhor. Na cultura moderna, todo trabalhador dispõe de tempo livre para si e para suas necessidades pessoais. Durante esse período, ele pode desfrutar de lazer ou mesmo trabalhar num segundo emprego. Mas não acontecia assim com o mundo antigo da escravidão. O tempo de um escravo pertencia inteiramente a seu senhor.

Jesus está dizendo que os cristãos devem permitir que Deus seja o senhor incontestável da vida deles. Paulo trata do mesmo assunto em Romanos 6, onde afirma que somos servos do pecado ou da justiça, de Cristo ou de Satanás.

Se os cristãos, pois, forem servos de Jesus, sempre levarão a vontade de Deus em consideração em tudo quanto fizerem. Diariamente perguntarão a si mesmos: “O que Deus quer que eu faça?” Todas as horas, todos os dias, eles vivem para Deus. Deus não tem devotos de tempo parcial, que O servem durante o expediente, mas que fazem um bico para algum outro senhor em seu tempo livre. Quando Jesus disse que ninguém podia servir a dois senhores, quis dizer isto mesmo.

Pense sobre o assunto. Está você tentando servir a dois senhores?

Leitura Complementar:

Capítulo 4 – A Verdadeira Motivação

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *