Leitura Bíblica: Lucas 16:27-31
“Então o rico disse: “Pai, eu peço que mande Lázaro à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.” Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.” Mas ele insistiu: “Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for até lá, eles irão se arrepender.” Abraão, porém, lhe respondeu: “Se não ouvem Moisés e os Profetas, também não se deixarão convencer, mesmo que ressuscite alguém dentre os mortos.”
O Livro de Lucas
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Eis aqui a inestimável parábola de Jesus sobre um homem cuja luz se convertera em trevas. O homem rico, tradicionalmente conhecido como Dives (em inglês), havia engolido não somente o anzol da filosofia do mundo, mas também a linha e a chumbada. Ele havia engolido de uma só vez todos os oito metros de engano de Satanás.
Dives viveu para este mundo e fez isso com bastante dedicação. Dê uma olhada nele: luxuosamente vestido em púrpura e linho finíssimo. Também comia bem. E sua casa era algo de encher os olhos. Ele a havia feito para este mundo. Era uma figura invejada em seu círculo social.
Depois havia o pobre e velho Lázaro, um homem evidentemente fiel a Deus, mas que vivia em extrema penúria e com o corpo coberto de chagas. Ele era tão pobre que ficaria feliz em comer o lixo de Dives. Mesmo os animais mais desprezados do mundo antigo, os cães, levavam vantagem sobre Lázaro: lambiam as feridas dele.
Que contraste! Mas a história não termina aí. Aproveitando uma imagem popular, Jesus apresenta Lázaro como indo para o Céu e Dives para o inferno.
Agora a cortina com que o diabo mascara as prioridades, alvos e valores mais importantes é removida. A luz resplandece, e mesmo Dives finalmente percebe a verdade.
Ele pede que Lázaro seja enviado para advertir seus irmãos para que não sejam enganados. Mas lhe é dito que eles já dispõem da fonte de luz e verdade. Eles já têm a Bíblia, o Livro que conta a verdadeira história dos valores e alvos.
O problema é que eles não leem a Bíblia; eles não querem a verdade que ela apresenta. Mas essa luz, meus amigos, é a única luz. Ignorá-la significa risco eterno. Ela é a palavra de Deus a nós.