Ano Bíblico 2020 – 212° Dia – “De Cada Dia” – uma Lição – Êxodo 16:4

Leitura Bíblica: Êxodo 16:4

“Então o Senhor disse a Moisés:

— Eis que farei chover do céu pão para vocês, e o povo sairá e recolherá diariamente a porção para cada dia. Eu os porei à prova para ver se andam na minha lei ou não.

O Livro de Êxodos

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Parece haver pouca dúvida quanto ao fato de que Jesus pensava no maná do deserto quando nos disse para orar pelo pão nosso de cada dia. Conforme você deve lembrar, os filhos de Israel estavam famintos no deserto, e Deus lhes enviou o maná, o pão do Céu. Havia, porém, uma condição importante. Eles deviam recolher o suficiente apenas para cada dia. Quando recolhiam em excesso, o alimento apodrecia antes de ser usado. Eles tinham que se contentar com a porção suficiente para cada dia.

Mas havia uma exceção à regra. Na sexta-feira eles precisavam recolher o suficiente para dois dias, porque no sábado não havia coleta. Foi assim que os israelitas receberam uma dupla lição do maná quase diário. Primeiro, sua dependência diária de Deus para todas as suas necessidades. E segundo, a excepcionalidade do sábado, o dia que lhes foi dado como lembrete dAquele que criara o pão (e tudo o mais).

A palavra usada para “diário” em Mateus 6:11 (epiousios) trouxe para os tradutores um mar de problemas porque até recentemente essa era a única ocorrência da palavra em toda a literatura grega. Mas alguns anos atrás surgiu um fragmento de papiro com essa palavra usada numa lista de compras. Ao lado de um único item da lista estava epiousios. Era uma nota para lembrar ao comprador de comprar um determinado alimento para o dia seguinte.

Assim, a quarta petição da Oração do Senhor pede-nos de maneira muito singela que supliquemos a Deus que nos dê as coisas que precisamos comer no dia seguinte. É uma oração que nos ajuda a ser capazes de obter o que é necessário em nossa lista de compras para o dia seguinte, a fim de que nós e nossa família sejamos saciados.

Temos um Deus maravilhoso. Aquele cuja mão guia as estrelas incontáveis está preocupado com minhas necessidades físicas diárias. Que Deus!

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui



Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *