Ano Bíblico 2020 – 211° Dia – Uma Surpresa no Formato da Oração – Mateus 6:11

Leitura Bíblica:  Mateus 6:11

“O pão nosso de cada dia nos dá hoje;”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Vimos dias atrás que a primeira parte da Oração do Senhor contém as petições dirigidas especificamente a Deus e a Seu nome. Essas eram as petições “Teu/Tua” de Mateus 6:9 e 10.

Mas no versículo 11, chegamos a uma mudança radical. O foco se move de Deus para nós, conforme podemos perceber pelo uso dos pronomes “nós”, “nosso” e “nos”. Com o verso 11 chegamos, pois, à segunda parte da Oração do Senhor, aquela cujas petições giram em torno das necessidades humanas. Primeiro vem Deus; depois, a humanidade. Ambos são importantes, mas em sua devida ordem. Sem Deus, não existiríamos. Sem Deus, não teríamos necessidades, nem como supri-las. Essa verdade é expressa tanto nos Dez Mandamentos como na Oração do Senhor. A primazia de Deus é uma verdade que sempre deve ser mantida diante de nossos olhos e coração.

Choca e surpreende, portanto, ver como começa a segunda parte da oração. Alguém poderia supor que começasse com as necessidades humanas que se acham mais próximas de Deus: nossas necessidades espirituais. Mas não é isso que ocorre. Jesus começa a segunda parte com nossas necessidades físicas. “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.”

Existe aqui uma lição para nós. Quando Jesus considera nossas necessidades, começa pelo lugar certo. Começa com o físico. Sem a saúde física, não subsistiríamos nem teríamos necessidades espirituais. Essa ordem aparece muitas vezes no ministério de Jesus. Primeiro Ele curava as pessoas, depois pregava para elas. Primeiro cuidava das necessidades físicas delas, e somente depois podia atender plenamente às suas fraquezas espirituais.

Esse é o quadro que encontramos na ordem inesperada da segunda parte. Primeiro precisamos do pão diário. Depois que nossa necessidade é satisfeita, ficamos cônscios de nossa culpa e necessidade espiritual de perdão.

Nosso Senhor nos entende. Primeiro oramos por pão, depois por perdão.

Leituras Complementares:

Capítulo 4 – A Verdadeira Motivação

Capítulo 5 — A Oração do Senhor

Veja Capítulo 6 com George Knight aqui

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *