Ano Bíblico 2020 – 201º Dia – O Significado do Nome – Salmo 20:7

Leitura Bíblica: Salmo 20: 7

“Uns confiam em carros de guerra, e outros, em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus.”

O Livro de Salmo

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Nos templos bíblicos o nome de uma pessoa era mais representativo do que nas culturas modernas. O nome era símbolo de todo o caráter da pessoa.

A primeira petição da Oração do Senhor diz que o nome de Deus deve ser santificado. Qual é Seu nome? Qual é Seu caráter?

Os nomes de Deus na Bíblia são muitos. Entre os mais comuns se encontram El ou Elohim, que enfatiza Sua “força” ou Seu “poder”. Um segundo nome comum para Deus é Yahweh (ou Jeová), que significa “Aquele que existe por Si mesmo”.

Esses nomes nos ajudam a começar a ver o caráter de Deus, mas o registro bíblico nos apresenta mais alguns. D. Martyn Lloyd-Jones menciona diversos nomes: ‘“O Senhor proverá (Jeová-jireh), ‘o Senhor que sara’ (Jeová-rafa), ‘o Senhor nossa bandeira (Jeovámissi), ‘o Senhor nossa paz’ (]eová’Shalom), ‘o Senhor nosso pastor’ (Jeová^rdah), ‘o Senhor nossa justiça’ (Jeová-tsidkenu.) e … ‘o Senhor está presente’ (Jeovâ-shammah).”

Todos esses nomes divinos se encontram no Antigo Testamento. O nome de Deus simboliza a natureza, o caráter e a personalidade dEle, conforme têm se revelado à humanidade. Pelo fato de Deus ser quem é, podemos repousar seguros em nossa fé. Foi por isso que o sal-mista pôde escrever: “Em Ti, pois, confiam os que conhecem o Teu nome, porque Tu, Senhor, não desamparas os que Te buscam.” Sal. 9:10. Encontramos um pensamento semelhante sobre o fiel cuidado de Deus em nosso verso bíblico de hoje: “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.” Sal. 20:7.

A vida de Jesus nos fornece novos significados para o nome de Deus. Em João 17:6 Jesus disse: “Manifestei o Teu nome aos homens que Me deste do mundo. Eram Teus, Tu Mos confiaste, e eles têm guardado a Tua palavra.” Jesus veio nos ajudar a compreender mais plenamente o nome de Deus e seu significado. Veio nos ajudar a ver o caráter de Deus.

“O nome” de Deus é rico em significado. E um nome no qual podemos depositar fé. Mas é também um nome que merece respeito.

Leitura Complementar

Capítulo 5 — A Oração do Senhor

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *