Ano Bíblico 2020 – 199º Dia – O Formato da Oração – Lucas 11:1 – 2

Leitura Bíblica: Lucas 11:1 – 2

“Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu:
— Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele.
Então Jesus disse:
— Quando vocês orarem, digam:
“Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;”

O Livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Um dos Seus discípulos Lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar… Então, Ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome.

A Oração do Senhor representa a oração ideal de Jesus. Ela foi dada porque os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinasse a orar. Podemos, portanto, aprender muita coisa dessa grande oração, tão ampla em seu objetivo e, contudo, tão breve em sua expressão.

A oração, conforme registrada em Mateus 6:9-13, é composta de sete petições:

“Santificado seja Teu nome.” “Venha o Teu reino.” “Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu.” “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” “Perdoa-nos as nossas dívidas.” “Não nos deixes cair em tentação.” “Livra-nos do mal.”

Examine a oração por um minuto. Que palavra você encontra em cada uma das três primeiras petições, mas que não se acha nas quatro últimas? Da mesma forma, que palavra você encontra nas quatro últimas, mas que se acha ausente nas três primeiras?’

As respostas para essas perguntas são “Teu ou Tua” e “nos”, respectivamente. Esses pequenos pronomes nos dizem muita coisa sobre o formato da oração. A oração tem uma ordem.

A verdadeira oração sempre começa com Deus e a adoração de Sua Pessoa. Temos aqui uma lição. Jamais devemos começar a orar preocupados com nós mesmos.

Somente depois de nos dirigir a Deus e a Seus interesses é que a oração passa para as petições referentes às necessidades humanas. Jesus volta a pôr o foco da oração em Deus, onde ela deveria estar, já que Ele é a fonte de tudo quanto existe.

Descobrimos que é fácil demais deixar que nossas orações se distanciem de Deus e dos interesses mais amplos do reino, para se centralizarem nos seres humanos. Note que, aproximadamente, metade da oração é dedicada a petições relacionadas a Deus.

E para que, ao tomarmos essa oração como base, não cheguemos à conclusão de que toda oração deva ser breve, precisamos lembrar que Jesus passava noites inteiras em oração.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *