Ano Bíblico 2020 – 194º Dia – O Pai Ideal – Mateus 6:8

Leitura Bíblica: Mateus 6:8

“Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Omito algumas palavras do início do nosso texto de hoje. Na verdade, ele começa assim: “Não vos assemelheis, pois, a eles.”

A eles, quem? Aqueles que no verso 7 pensavam que pelo seu muito falar Deus os ouviria.

Não sejam como eles. Por quê? Porque “o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que Lho peçais”.

Nesse verso, a palavra “Pai” é usada em seu verdadeiro sentido. Alguns de nós que lemos essa passagem somos pais. Outros são mães. Nenhum de nós (caso sejamos normais) deixamos nossos filhos mendigarem aquilo que precisam na vida. Na verdade, até os dissuadimos de implorar e choramingar para conseguirem o que querem. Não queremos reforçar esse tipo de atitude manipuladora.

Além disso, somos bastante perspicazes no que diz respeito às necessidades de nossos filhos. Muitas vezes conhecemos suas esperanças, temores e desejos. Não apenas fomos filhos um dia, mas temos criado esses filhos especiais desde a infância. Em geral, sabemos do que precisam.

Mas, de qualquer jeito, gostamos que eles nos peçam. É um sinal de reconhecimento de que somos pais cuidadosos e protetores. Além disso, é uma indicação, da parte deles, de que nos respeitam. È importante que eles digam “por favor” e “obrigado”. O pedido e o agradecimento que fazem é para eles um lembrete de que os amamos. Naturalmente, não damos tudo o que pedem. Nem tudo quanto desejam seria bom para eles.

Nosso relacionamento com Deus se assemelha muito à relação saudável do pai com o filho, exceto no aspecto de que Deus realmente sabe tudo o que desejamos e tudo o que seria bom para nós.

Embora Ele não queira que mendiguemos as coisas, deseja que nos dirijamos a Ele de maneira respeitosa em nossas petições. É prazer de nosso Pai atender às nossas necessidades da maneira mais saudável e útil.

O fato de Deus ser nosso Pai é um dos ensinamentos mais importantes do Novo Testamento. Hoje precisamos vê-Lo mais como um amante Pai do que como um juiz vingativo. Ele é o Deus que Se importa o bastante para responder às nossas orações.

Leitura Complementar:

Capítulo 4: A Verdadeira Motivação Capítulo 4

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *