Ano Bíblico 2020 – 182º Dia – Dar Como Jesus Deu – Mateus 6:3 e 4

Leitura Bíblica: Mateus 6:3 e 4

“Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Foi realmente muito desagradável.

A igreja estava no meio de uma campanha de construção, e o pastor, postado na frente, fazia um apelo por uma oferta pública. “Quem dará 2.000 dólares?” gritava ele com entusiasmo. “Aqueles que estiverem dispostos a dar 2.000 dólares, por favor, fiquem de pé!” Um irmão se levantou, e todos os olhos se voltaram para ver quem havia dado tão grande contribuição. Ali estava ele, de pé, com um sorriso de orelha a orelha, agitando o talão de cheques acima da cabeça.

E ali estava eu, sentado como frequentador mais ou menos regular de uma congregação adventista, da qual me recusava fazer parte. Como visitante não cristão, fiquei consternado. Naquela época eu ainda não havia lido meu Novo Testamento todo, mas o havia feito até Mateus 6.

Por que, indagava eu, a igreja que afirma ter a verdade precisava empregar métodos antibíblicos de levantamento de fundos? Será que a igreja, para captar recursos, precisa manipular a vaidade óbvia de um irmão exibido como aquele que ficou de pé? Por que será que ele estava contribuindo? Por que o pastor estava usando aquele método?

Gostaria de poder dizer que aquela foi a última vez que vi essa técnica sendo usada. Lamentavelmente, é mais fácil apelar para a vaidade do que para a dedicação. Sem dedicação, porém, a doação não vale nada.

A boa nova é que não somos obrigados a corresponder a essas táticas. E se estamos seguindo a Jesus, não as usaremos nem corresponderemos a elas. Jesus disse que devemos praticar nossas boas ações de maneira anônima, tendo só a Deus por testemunha.

Ao dizer isto, Ele estava dando um golpe, não nas bordas do problema do pecado, mas no seu próprio centro. Deus quer que entreguemos a Ele nosso coração. Na verdade, Ele quer que todas as ações cristãs que praticarmos procedam de um coração que O ama de maneira suprema.

Dar é agir como Deus, que deu Seu Filho. Ele quer que imitemos Sua pessoa caridosa, mas deseja que o façamos pelo motivo correto.

Leitura Complementar:

Capítulo 4: A Verdadeira Motivação Capítulo 4

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *