Ano Bíblico 2020 – 178º Dia – A Questão das Recompensas – Mateus 16:26 – 27

Leitura Bíblica: Mateus 16:26 – 27

“De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Conta-se a história de um homem que descia por uma estrada levando um balde de água numa das mãos e um balde de fogo na outra. Ao lhe perguntarem o que ele iria fazer com esses dois baldes, ele respondeu que iria incendiar o Céu com o balde de fogo e inundar o inferno com o balde de água. Seu interesse não estava nem numa nem noutra coisa. Afirmava que sua razão para ser cristão era mais profunda do que as recompensas. Pregava a bondade somente por amor à bondade. Concluía que toda a ideia de recompensa não era cristã.

Muitas pessoas acham detestável a ideia de recompensas para a piedade pessoal. Contudo, a passagem que vai de Mateus 6:1 até 18 declara repetidamente que os que são fiéis em secreto, serão recompensados. Ao que parece, Jesus nunca achou que o tema fosse tão detestável quanto alguns de Seus seguidores.

Uma razão por que as pessoas parecem ser contra a ideia de recompensa para a piedade pessoal, é que a princípio isto parece comunicar a ideia de salvação por mérito. Mas esse raciocínio deixa de levar em consideração o fato de que o Sermão do Monte é dirigido aos que já estão salvos. Repetidas vezes nesses capítulos, Jesus fala àqueles que se dirigem a Deus como “Pai”. Eles já pertencem à família de Deus.

Assim, seus atos de devoção não são atos meritórios para entrar no reino, mas reações de amor e adoração por já estarem dentro dele.

Jesus não tinha problema com a ideia de Céu ou de inferno. Falava repetidas vezes de ambos, como os respectivos resultados das escolhas que as pessoas fazem ao longo da vida. A escolha mais importante que podemos fazer é decidir quem será o Senhor da nossa vida. É bastante apropriado almejar nossa bendita recompensa.

Leitura Complementar:

Capítulo 4: A Verdadeira Motivação Capítulo 4

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *