Ano Bíblico 2020 – 170º Dia – “Portanto” – Mateus 5:48

Leitura Bíblica: Mateus 5: 48

“Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Portanto” é a palavra-chave no verso 48. “Portanto” significa conclusão do que foi dito anteriormente.

O versículo 48, com seu apelo pela perfeição à semelhança de Deus, precisa ser vinculado ao versículo 20, o qual apela por justiça maior do que a dos escribas e fariseus. Esses dois versículos colocam, como que entre parênteses, os seis exemplos de Jesus acerca da profundidade da lei. Eles apresentam o ideal de Deus antes e depois das ilustrações.

Assim, há um sentido em que ser perfeito como o Pai é o mesmo que conservar o espírito da lei, em contraste com a letra legalista. Em certo sentido, cada uma das seis seções contidas nos versículos 21 a 48 apela para a perfeição, cada uma apresenta uma ordem absoluta que não pode ser superada. Por exemplo: O que mais se pode fazer a respeito da cobiça, depois de expulsá-la do coração? (Versos 17-30.) E a quem mais se pode amar depois de ter amado aos inimigos? (Versos 43-48.)

Mas, embora a palavra “portanto” no versículo 48 se refira em certo sentido a todos os ensinos de Jesus contidos nos versos 21 a 47, ela pertence aos versos 42 até 47 de um modo mais específico ainda. Isso pode ser demonstrado fazendo-se a comparação entre os versículos 45 e 48. Esses são os únicos dois versículos em toda essa passagem que apelam aos cristãos para serem semelhantes ao Pai que está no Céu. Os versículos 43 e 47 tornam explícita a essência dessa semelhança.

Jesus não está lidando com coisas abstratas aqui. Ser semelhante ao Pai significa amar os próprios inimigos, assim como Deus amou Seus inimigos. Afinal, Ele não proporciona sol e chuva a bons e maus? Qualquer pessoa, até os cobradores de impostos, podem amar seus amigos. Deus requer de Seus filhos um amor sobrenatural por todas as pessoas. Assim como o Pai tanto amou o mundo que deu Seu Filho para morrer por pessoas incrédulas e inimigas dEle, devem também os cristãos amar até mesmo aquelas pessoas que, mentindo, disserem todo mal contra eles. Isso é o máximo em piedade e semelhança de Deus.

Assim sendo, “portanto”, é uma das mais importantes palavras em Mateus 5:48. Sem essa palavra, não poderíamos perceber claramente a que Jesus está Se referindo quando apela para que sejamos perfeitos.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *