Ano Bíblico 2020 – 163º Dia – O Significado de Próximo – Levítico 19.17 e 18

Leitura Bíblica: Levítico 19.17 e 18

“— Não guarde ódio no coração contra o seu próximo, mas repreenda-o e não incorra em pecado por causa dele.

— Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor.”

O Livro de Levítico

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

O próximo, para os judeus do tempo de Cristo, significava seu “próprio povo”. Próximos eram os outros judeus. Não é difícil compreender essa definição quando pensamos na sua história. Eles foram levados para o cativeiro porque adoraram os deuses de seus vizinhos, os cananeus. Como resultado, depois de retornarem, nos dias de Esdras e Neemias, eles decidiram ficar afastados de toda possível contaminação, para evitar os não judeus. Eles estavam constrangidos e determinados a permanecer puros. Os fariseus se tornaram líderes da separação judaica. Outras nações eram consideradas inimigas e com as quais não deviam se associar.

E nesse contexto que a parábola do bom samaritano assume significado especial. Essa parábola é a mais exata definição de quem é nosso próximo. Jesus está respondendo particularmente à pergunta: “Quem é o meu próximo?” (Luc. 10:29.) Sua resposta abalou as classes farisaicas.

E importante que Jesus respondeu à pergunta ilustrando a boa ação do samaritano. Os judeus desprezavam os samaritanos porque estes eram vistos como apóstatas da religião verdadeira – eram uma mistura da religião verdadeira e da falsa.

Em Sua parábola, Jesus conta a respeito de um judeu que foi atacado por salteadores na estrada para Jericó. Vários judeus passaram por ali, mas não ajudaram seu compatriota. O samaritano, porém, um inimigo, atravessou a estrada para cuidar daquele judeu da melhor maneira possível. O judeu não teria feito o mesmo se o samaritano estivesse em problema. Assim, a parábola ilustra o amor aos inimigos. Ilustra o verdadeiro amor ao próximo.

Quem é meu próximo? Qualquer pessoa que está oprimida por causa do pecado, enfermidade ou qualquer outra dificuldade. O próximo do cristão é toda e qualquer pessoa.

Assim, Jesus continua a expandir nossa compreensão a respeito do significado e da profundidade da lei. Não há fim nem limite para o dever de amar.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Ano Bíblico 2020 – 163º Dia – O Significado de Próximo – Levítico 19.17 e 18

  1. Carol diz:

    O interessante é que no livro de levítico não se Faz diferença entre o estrangeiro e o natural Levítico 19:     “Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus.”
    O povo confundiu impuro com estrangeiro… Mas o estrangeiro poderia converter-se e ser aceito como natural

    Números 9:     14 Se um estrangeiro habitar entre vós e também celebrar a Páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da Páscoa e segundo o seu rito, assim a celebrará; um só estatuto haverá para vós outros, tanto para o estrangeiro como para o natural da terra.

    As vezes pensamos que o comportamento dos israelitas vinha da lei de Deus do velho testamento mas não é assim… Eles que interpretação errado algumas vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *