Ano Bíblico 2020 – 160º Dia – Jesus Exige Mais – Mateus 5.43 – 44

Leitura Bíblica:  Mateus 5: 43 – 44

“— Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.”  Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, “

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Em quanto, exatamente, nossa justiça precisa exceder a dos escribas e fariseus? (Ver Mat. 5:20.) Essa é a questão.

Desde Mateus 5:21 até aqui, Jesus tem estado a ilustrar a justiça “que deve exceder”. E ela tem excedido ao extremo. Ele já nos disse que não devemos ter pensamentos de ódio e desejos pecaminosos, nem divorciar- nos com facilidade, e que nossos pensamentos e palavras devem ser puros. E definiu pecado de tal forma que ele se tomou mais do que um comportamento. Pecado inclui também pensamentos e motivações.

Nos versos 38 a 42 Jesus parece ter chegado ao clímax, dizendo que não podemos nos vingar daqueles que nos maltratam. Agora, nos versos 43 e 44, Ele vai mais além ainda. Para mim, uma coisa é magoá-lo quando você me magoa; mas outra bem diferente é amá-lo quando você me trata injustamente e orar por você quando me maltrata e me persegue.

Jesus exigiu algo muito difícil. Como pode alguém fazer tais coisas? Não é normal.

Exatamente. Amar nossos inimigos não é normal, mas é uma atitude cristã, e nos próximos versos Jesus nos diz por que isso é cristianismo.

O parágrafo que menciona o amor aos inimigos está integralmente relacionado ao anterior, ordenando que não devemos usar de retaliação. O primeiro parágrafo (versos 38 a 42) coloca o princípio em termos negativos, dizendo-nos o que não devemos fazer, enquanto o parágrafo que estamos considerando (versos 43 a 48) o coloca em termos positivos, dizendo-nos o que fazer.

Aqui, nos versos 43 a 48, atingimos o ápice do que significa ser cristão: amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem.

Você já tentou fazer essas coisas? Você consegue, pela graça habilitadora de Deus, praticá-las em sua vida diária?

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *