Leitura Bíblica: Efésios 4:25
“Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo.”
Livro de Efésios
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Conta-se a história de um missionário na Polônia muitos anos atrás que saiu para comprar um ganso para o jantar. Ele observou que o armazém estava surpreendentemente limpo e as galinhas e gansos estavam bem gordos e sadios.
Quando o missionário perguntou ao balconista a respeito de sua salvação, seus olhos brilharam e seu rosto irradiou alegria ao responder:
— Sim, eu sou crente. Anos atrás aprendi a respeito de Jesus Cristo e O aceitei como meu Salvador.
– Mas como você sabe que está salvo? – perguntou o missionário.
– Porque – respondeu ele – minha vida mudou completamente. Agora, quando vendo gansos e outras coisas, peso tudo corretamente sem colocar o dedo na balança. Agora tudo dá certo. Até minhas balanças se converteram.
Essa história me faz lembrar de um conselho que Deus nos deu, através de Moisés, em Deuteronômio 25:13 a 16 (BLH): “Não levem na bolsa dois pesos diferentes, um mais pesado do que o outro, nem tenham em casa duas medidas diferentes, uma maior do que a outra. Usem pesos e medidas certos, [porque] o Eterno, o nosso Deus, … detesta todos aqueles que fazem essas coisas desonestas.”
O cristianismo faz diferença em nossa vida. Como cristãos, para quem a verdade é a verdade, nosso sim realmente significa sim e nosso não quer dizer não. Nossa moral não é de alternativas, que tem pesos e medidas honestos e desonestos, e palavras e ações honestas e outras não tão honestas.
As reflexões de Jesus sobre fazer juramento vão muito além da própria prática de fazer juramentos. Elas incluem nossas palavras. Incluem não usar o nome de Deus de maneira descuidada ou em vão. Inclui, como exposto em outras palestras de Jesus sobre a lei em Mateus 5, a profundidade e a altura da lei que condena o falso testemunho daquilo em que não pensamos com cuidado.
Naturalmente, uma coisa é entender as implicações das palavras dEle. E outra coisa bem diferente é colocá-las em prática. Hoje é o melhor dia para começar a tornar nossa prática mais coerentemente cristã.